Palco Giratório do Sesc recebe o espetáculo “Fauna” em Caxias

31/10/2018 às 18:19 por Lideney Ferreira

Foto: Guto Muniz

O município de Caxias recebe mais um espetáculo do Palco Giratório 2018. A programação tem como destaque o espetáculo “Fauna” de Minas Gerais, que ocorre dia 8 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h30, Caxias Shopping Center. Também integra a programação a oficina “O ator, o texto, a palavra” no dia 9 de novembro, das 9 ao meio dia e das 14 às 18 horas, na sala de Cultura Martinha Cruz, na Unidade do Sesc. Inscrições podem ser feitas na sala dos técnicos da Unidade Sesc Caxias, das 8 às 20 horas.

No espetáculo “Fauna”, os atores do Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum (MG) convidam o público a dividir a cena e a refletir sobre nós como indivíduo e como humanidade. A peça-conversa não é uma narrativa clássica com começo, meio e fim. A plateia é convidada a participar e conhecer a história do outro, atuando diretamente nos espetáculo com o que há de comum e diferente entre todas as pessoas.

Com duração de 80 minutos e classificação etária de 16 anos, a montagem é inspirada na obra “O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e fim do indivíduo”, do filósofo Vladimir Safatle, que discute a política a partir de uma estrutura viciosa de afetos e afetações que sustentam as relações do íntimo ao coletivo.

Oficina

E os atores, estudantes de teatro, artistas cênicos profissionais e em formação que desejem experimentar o trabalho do ator com o texto falado, o manejo da palavra, a ação vocal e a descoberta das diversas camadas de um texto teatral, o grupo Quatroloscinco ministra a oficina “O ator, o texto, a palavra” no dia9 de novembro, das 9h ao meio dia e das 14 às 18 horas.

A oficina é uma importante ação formativa que visa compartilhar o fazer artístico do grupo com atores e estudantes de artes cênicas maranhenses.

Grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum

O grupo desde 2007 mantém um trabalho continuado de pesquisa e prática teatral principalmente no que tange a criação coletiva e a dramaturgia autoral sob uma estética contemporânea. Considerado um dos mais destacados grupos da nova geração do teatro mineiro, acumula prêmios, críticas e apresentações em mais de 60 cidades de 15 estados do país, além de Uruguai, Cuba e Argentina.