Acessibilidade artística: Sesc apresenta a exposição Trans-Posição

29/10/2018 às 20:32 por Amanda Machado

Trabalhando de forma sensível a inclusão na arte, a edição 2018 do projeto ‘Sesc Mãos a Obra – Programa Arte Educativo de Múltiplas Acessibilidades’ resgata sob um olhar contemporâneo os rituais, indumentárias e pinturas corporais do povo indígena a partir do trabalho Trans-Posição do artista Marcos Ferreira. Resgatando esses processos que proporcionam ao sujeito tornar-se, parcialmente, outro, a Galeria de Arte do Sesc Centro abre as portas da exposição nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, às 17 horas.

A Exposição Trans-Posição é uma narrativa sobre esse grafismo indígena (gravura, tecelagem, bordado, desenho, escultura e instalação) e sua função como linguagem. O trabalho realiza um diálogo entre produção artesanal e arte contemporânea, de onde surgiu o interesse do artista pela xilogravura nas séries de carimbos de madeira aplicados sobre tecido.

As peças receberam intervenções com linha, bordados, tramas e motivos gráficos sensíveis ao tato. A instalação, que estará aberta até o dia 14 de dezembro, busca criar imagens explorando formatos e jogos de cores a partir de uma experiência multissensorial, com cheiros, toques, imagens, sons e corpos que se relacionam no espaço e conduzem o percurso entre os objetos.

Marcos Ferreira é ludovicense e afirma que sua identidade artística revela-se em seus trabalhos, que estão sempre em mutação, com o intuito de construir um novo olhar sobre a arte. “Um olhar que propõe a construção de um produto a partir de materiais diversos que dialogam com temáticas contemporâneas”, explicou.

O projeto Mãos a Obra é uma ação do Programa de Artes Visuais do Sesc, realizada pela Galeria de Arte, que possibilita aos deficientes visuais o contato com a arte, contribuindo para sua inclusão ao universo das obras artísticas. Atento à dinâmica do cenário e aos processos contemporâneos da cultura, há mais de 20 anos o Sesc realiza exposições/instalações artísticas que possam ser apreciadas não só na sua forma visual, mas, que possam ser exploradas e percebidas por outros sentidos, do sensorial ao imaginário.

PROGRAMAÇÃO
Abertura: 31 de outubro/2018 às 17h
Local: 
Galeria de Arte do Sesc Centro (Av. Gomes de Castro, 132, Centro, São Luís/MA)
Período: 01 de novembro a 14 de dezembro/2018, das 9h às 12h e 14h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados)
Plano de Visitas Mediadas – (98) 3216 3830
Email: galeriadeartesescma@gmail.com