Museus integram roteiro do Sesc Descobrindo a Cidade a Pé

24/10/2018 às 21:09 por Lideney Ferreira

Foto: Joaquim Neto

Caminhar pelas ruas dos centros das cidades pode virar uma arte se adotarmos uma postura diferente com relação à nossa própria maneira de ver, de conhecer e de viver a cidade. Com o propósito de despertar nos cidadãos uma outra forma de olhar os espaços urbanos, levando-os a enxergar as diferentes nuances de um mesmo caminho, o Sesc realiza mais uma edição do projeto “Descobrindo a Cidade a Pé”, neste sábado (24), com concentração às 16 horas em frente ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Para participar do passeio é preciso realizar inscrição prévia de 23 a 26 de outubro, no horário das 8h às 12h e 14h às 18h, na Recepção do Núcleo de Esportes do Sesc Deodoro, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Programa Mesa Brasil Sesc. O interessado deve preencher e assinar a ficha de inscrição, após a apresentação dos documentos pessoais (RG E CPF), contemplando cessão de direito de imagem e termo de responsabilidade. Cada participante receberá uma camiseta com a logomarca do projeto, a ser entregue no dia do evento.

Em sua terceira edição, o projeto “Descobrindo a Cidade a Pé” destaca o eixo patrimonial com a temática “Pelos Caminhos dos Museus” que prestigiará os principais museus da cidade, iniciando com o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, na Rua do Sol.

O passeio seguirá pela Rua do Sol, passando pela Rua de Nazaré, em direção à Praça Benedito Leite e à Igreja da Sé. Lá está localizado o Museu de Arte Sacra, onde acontecerá a segunda intervenção teatral. O destino seguinte será o Museu do Reggae, que fica localizado na Rua da Estrela, local em que serão abordados elementos referentes ao ritmo musical, como a história de sua origem e chegada nos solos maranhenses, além dee outras informações.

Seguindo pela Rua da Estrela, os caminhantes chegarão à Rua Portugal, onde será contemplado as performances referentes ao Museu de Artes Visuais e ao Museu Casa de Nhozinho. Da Rua Portugal o grupo sairá em direção ao Museu Casa do Maranhão, onde será realizada a última intervenção teatral e o encerramento do passeio.

Durante os roteiros, cada parada conta com pontos de distribuição de água. E ao final, serão ofertados kits energéticos (de frutas) aos participantes.

O projeto consiste em caminhada lúdica contemplativa por roteiros temáticos pré-definidos, que abordem aspectos como educação patrimonial (histórico, arquitetônico cultural), educação ambiental e lazer ativo, com paradas para visitação/contemplação, com orientação de guia turístico e utilizando recursos lúdicos como intervenções teatrais que favoreçam a aproximação, o “viver a cidade”, estimulando o resgate da história e cultura local.