Circuito Sesc de Corridas movimenta a capital maranhense

24/10/2018 às 17:47 por Gleiciane Reis

Foto: Joaquim Neto

Os últimos dados do Diagnóstico Nacional do Esporte, realizado em 2015, apontam que a prática de corridas e caminhadas cresceu mais de 200% se comparada a 2013. Dessa forma, com o objetivo de incentivar a prática de atividade física do Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e público geral, o Sesc, instituição vinculada ao Sistema Fecomércio, realizou mais uma edição do Circuito Sesc de Corridas no último domingo (21), nas proximidades do Sesc Turismo.

Atletas de diferentes idades e níveis técnicos puderam concorrer nas seguintes modalidades: caminhada (5 km) e corridas (1 km, 5 km e 10 km). Todos os que completaram o percurso dentro do regulamento receberam medalhas de participação e os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféus e medalhas de classificação.

Entre os participantes, o clima era de empolgação e confiança antes da largada. A expectativa não estava em apenas conquistar o primeiro lugar, mas também em conseguir vencer seus próprios limites e combater um problema que, segundo o Ministério do Esporte, atinge quase metade dos brasileiros: o sedentarismo.

A solidariedade também fez parte do circuito. Para validar a inscrição, os corredores doaram 2 kg de alimentos não-perecíveis e o total arrecadado foi destinado às instituições cadastradas do Programa Mesa Brasil Sesc. Ao todo foram arrecadados 1.860 kg de alimentos.

Para Luís Soares, chefe de núcleo do DFE Sesc Turismo, a atividade física é uma ótima oportunidade de integrar diversos públicos, sem a necessidade de um alto rendimento, pois o mais importante é a adoção de hábitos saudáveis.

O projeto vai ao encontro de um conjunto de atividades voltadas para o lazer, que visa disseminar valores, promover a criatividade e a qualidade de vida de sua clientela preferencial e comunidade em geral. Além disso, a ação busca incentivar a socialização e a prática prazerosa do esporte como elemento fundamental para o desenvolvimento físico e social, além de seu reconhecido poder de transformação de vidas.