Sesc Confluências promove ciclo de palestras em torno da obra de Arthur Bispo do Rosário

19/10/2018 às 19:49 por Lideney Ferreira

Em meio às urgências políticas e proposições de resistência, o Sesc Confluências realiza um ciclo de palestras em torno da contemporânea obra de Arthur Bispo do Rosário nesta segunda, 22, na Galeria Floriano Teixeira do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, 302 – Centro). O projeto atua no fomento à pesquisa, prática e difusão das artes visuais, promovendo laboratórios de imersão entre artistas, educadores, estudantes, críticos, jornalistas e outros agentes culturais. Evento gratuito.

As atividades iniciam às 17h, com a roda de conversa “Arte e política: ações de resistência e transgressões temporais”, com Kadu Vassoler e Deuza Brabo, idealizadores e gestores do RE-o-CUPA (Resistência Cultural Upaon Açu) e os artistas confluentes (Gê Viana, Ton Bezerra, Alberto Júnior, Camila Grimaldi, Edi Bruzaca, Leury Monteiro, Danielle Fonsêca, Mônica Rodrigues, Maria Diniz, Renata Queiroz, Claudio Marconcine, Alessandra Pajama, Didi Muniz, Beto Diniz, Victor Rego, Luzenice Macedo e Tairo Lisboa).

Em seguida, às 18h, será ministrada a palestra “As miniaturas permitem a minha transformação”: a emergência da obra de Bispo com Ricardo Resende, curador do Museu Bispo do Rosário (RJ) e mediador nacional do Sesc Confluências.

Como debatedor local o projeto recebe o professor Almir Valente (IFMA), autor de “Arthur Bispo do Rosário: uma poética em processo” (dissertação de mestrado em Arte – UNB) e “Da prosa dos objetos cotidianos à poética dos objetos artísticos: por uma estética do cotidiano” (Tese de doutorado, PUC/Sp). Almir apresentará a palestra “Manto da Apresentação: o sentido construído em ato”, às 18h40.

Encerrando a programação, às 19h30, exibição de pré-lançamento de Nambuaçu (30′), documentário de Tairo Lisboa no Jardim do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, 302, Centro).