Espetáculo retrata a experiência de ser homem negro na periferia de São Paulo

19/10/2018 às 12:28 por Lideney Ferreira

Foto: André Murrer

O espetáculo convidado Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens, do Coletivo Negro, de São Paulo, é a atração desta sexta-feira (19), na última etapa do Palco Giratório em São Luís. A peça, Prêmio Questão de Crítica, em 2017, é dirigida e encenada por Jé Oliveira e retrata a experiência de ser homem negro na periferia de São Paulo. Com única apresentação na capital, o público poderá assistir a partir das 19 horas, no Teatro Alcione Nazaré. Entrada gratuita.

A obra é um compilado de relatos que se entrecruzam, que vão desde a violência policial cotidiana, passando pela religiosidade afro-brasileira até a relação matriarcal crucial nas comunidades pobres, onde mães assumem a tarefa de criação dos filhos, como guerreiras da força e do afeto.

O drama foi construído com base em depoimentos reais de homens negros, que falaram sobre a masculinidade no ambiente da periferia, atravessada sempre pela questão étnica.


Foto: Jorge Martins

Em cena, o ator Jé Oliveira, idealizador do projeto e também ator e diretor, está acompanhado por cinco músicos, Cássio Martins, Dj Tano, Fernando Alabê, Mauá Martins e Melvin Santhana, que dão sustentação sonora para as narrativas literárias. A obra é uma homenagem ao legado dos Racionais MC’s e se entende como uma peça-show para ser vista, ouvida e sentida.

Para isso, utiliza-se a construção poética da presença cênica: paisagens sonoras e imagéticas materializam-se por meio do ato de contar, expor, celebrar, refletir e dialetizar a experiência de ser homem negro na urbanidade periférica.

O tributo ao legado dos Racionais Mc’s rendeu ao diretor a contemplação no 6º Prêmio Questão de Crítica, em 2017. Desde a estreia em 2016, o espetáculo foi apresentado em vários locais do país, entre eles: Sesc Pompéia/SP, Festival Internacional de Curitiba, Itaú Cultural, Sesc Copacabana/RJ, Sesc Palladium/MG e Escola Livre de Teatro de Santo André/SP.

O Coletivo Negro é um grupo de pesquisa cênico-poético-racial que há oito anos se debruça sobre a presença do negro no teatro brasileiro, é formado por Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Jefferson Mathias, Jé Oliveira, Raphael Garcia e Thaís Dias.

Quatro espetáculos compõem a quarta etapa do Palco Giratório: “Looping: Bahia overdub”, de Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino, da Bahia; Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens, do Coletivo Negro, de São Paulo e “Animo Festas” e Precisa-se de um Mané, com o grupo La Cascata Cia Cômica, de São Paulo que serão apresentados nos próximos dias 24 e 25.

O projeto Palco Giratório, uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, é  considerado o maior do país no campo cênico e busca oportunizar lazer cultural, provocar a reflexão e o riso, propagar nossas raízes sócio-culturais e fomentar a arte brasileira há mais de duas décadas. No Maranhão o circuito de apresentações da 21ª edição iniciou em abril nos municípios de Caxias e Itapecuru-Mirim.