Sesc apoia e integra a programação cultural da 1ª Feira Literária de Itapecuru-Mirim

18/10/2018 às 20:57 por Amanda Machado

Fomentando a cultura e a educação, o Sesc, instituição que integra o Sistema Fecomércio, contribuiu para mais uma importante conquista no campo literário: a realização da 1ª edição da Feira Literária de Itapecuru- Mirim (FLIM). Correalizador da Feira do Livro em São Luís, em Itapecuru o Sesc apoia culturalmente o evento,  integrando a programação com roda de conversa, performances poéticas, lançamento de livro e a disponibilização de todo o rico acervo da Unidade Móvel BiblioSesc. Aberto ao público de todas as idades, a 1ª FLIM acontece neste final de semana, dias 19,20 e 21 de outubro, das 8 às 22 horas, em diversos espaços do município.

Em consonância com o Plano Nacional do Livro e Leitura, que visa ao desenvolvimento cultural do país por meio da democratização de acesso ao livro e incentivo à leitura, a 1ª FLIM homenageará grandes nomes da literatura itapecuruense como a poetisa Mariana Luz, Zuzu Nahuz, Henriques Leal, Benedito Buzar e João Silveira em uma rica programação cultural e também integra a celebração do Bicentenário de emancipação da Vila de Itapecuru-Mirim.

Na agenda do evento o público poderá contemplar contações de histórias, oficinas, rodas de conversa, performances poéticas, exibição de filmes, apresentação de peças teatrais e shows nos espaços. A abertura oficial reunirá membros da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes – AICLA, artistas itapecuruenses e nomes da literatura maranhense a partir das 19 horas desta sexta-feira (19), na Praça da Cruz, com performance poética de Júnior Lopes e Edvan Caldas.

No dia seguinte, 20 de outubro, o Sesc apresenta uma dinâmica programação cultural na Câmara das 14 às 17 horas: a performance poética Poemas de Sianica, composição de autoria da patrona da FLIM, Mariana Luz, performance de Rosana Fernandes Produções (São Luís) e roda de conversa “Escrever pra criança, porquê?” com os escritores ludovicenses Andréa Oliveira e Cláudio Lima. Durante todo o final de semana o BiblioSesc recebe pessoas de todas as idades para embarcarem no mundo do conhecimento das 09 às 19 horas, na Praça Gomes de Sousa.

A leitura leva o ser humano a desenvolver o conhecimento de forma significativa, abrindo as portas da percepção e permitindo a formação de cidadãos críticos e atuantes. Berço de muitos intelectuais, alguns talentosos escritores e poetas de Itapecuru-Mirim  são Gomes de Souza, Viriato Correia e Mariana Luz.