Looping: Bahia overdub é a primeira atração da 4ª etapa do Palco Giratório em São Luís

15/10/2018 às 19:19 por Amanda Machado

A última etapa do Palco Giratório vem repleta de espetáculos intensos na reflexão e formatos, dialogando com nossa realidade e diversidade cultural. O primeiro dos quatro espetáculos encenados em São Luís é o “Looping: Bahia overdub”, uma montagem que pode assumir o caráter de espetáculo, instalação ou festa e reúne criadores independentes de dança, teatro e música da capital baiana. A apresentação é para maiores de 18 anos e acontecerá no Museu Casa de Nhozinho, localizado na Rua Portugal, nas imediações do Palácio dos Leões. Com entrada gratuita e duração de 90 minutos, “Looping: Bahia overdub” acontece no dia 18 de outubro, às 19 horas.

Com trilha sonora executada ao vivo, a apresentação traz referências da cultura afro-brasileira, como o afoxé dos Filhos de Gandhi; da música popular, caso do samba-reggae, e sonoridades urbanas diversas. Potentes caixas de som em looping (no sentido de circuito) são ao mesmo tempo elementos cênicos, objetos de pesquisa coreográfica e aparelhos de transmissão sonora.

O espetáculo Looping: Bahia Overdub é uma criação colaborativa dirigida por Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. Este trabalho é resultado do agrupamento de artistas independentes e tem como paisagem predominante as festas do largo de Salvador e suas contradições. A proposta abre uma discussão sobre a cultura, partindo do encontro entre sonoridades, corpos e espaços.

A montagem é interativa, chamando o público para a integrar o ritmo e a dança. “Isso ocorre de maneira muito espontânea. A gente convida os espectadores para fazer parte da multidão, de forma que eles os artistas ocupem o mesmo espaço. A ideia é que eles sintam vontade de propor, virando protagonistas”, ressaltou Felipe.

 Programação de espetáculos – Palco Giratório (4ª etapa)

18.10 (quinta-feira)
19h – Espetáculo “Looping: Bahia Overdub” de Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino / BA
Local: Museu Casa de Nhozinho
Festa, dança e política. As festas de largo de Salvador e suas contradições são a paisagem predominante do espetáculo, que emerge do encontro entre pensamento sonoro e pensamento coreográfico. Looping constitui um estudo do tempo: repetição e acumulação. Movimentos de tensão e distensão da cultura, através de procedimentos que organizam sonoridades, corpos e espaços. Assim como nas ruas, o que está em jogo são arranjos coletivos através de uma participação estético-política.
Dança
Classificação: 18 anos
90 minutos

19.10 (sexta-feira)
19h – Espetáculo “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens” com o Coletivo Negro / SP
Local: Teatro Alcione Nazaré
Na “peça-show”, busca-se uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utiliza-se da construção poética da presença cênica: paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, celebrar, refletir e dialetizar a experiência de ser homem negro na urbanidade periférica. A obra é também tributária ao legado dos Racionais MC’s. Esta obra rendeu a Jé Oliveira a contemplação no 6º Prêmio Questão de Crítica em 2017.
Teatro adulto
Classificação: 16 anos
80 Minutos

24.10 (quarta-feira)
19h30 – Espetáculo “Animo Festas” /La Cascata Cia Cômica / SP
Local: Teatro Alcione Nazaré
O universo do palhaço é personificado na sombria figura de Klaus, que narra suas memórias em festas infantis. Klaus sobrevive de performances em festas infantis e narra suas memórias no submundo desses eventos, ao som de rock, música francesa e trilhas infantis dos anos 1980. O paulistano Marcio Douglas, criador da La Cascata Cia. Cômica, encarna o anti-herói da palhaçaria. Esse freakshow de humor ácido reflete sobre questões como o valor do trabalho artístico, a felicidade e a sobrevivência.
Circo
Classificação: 18 anos
50 minutos

25.10 (quinta-feira) Acessibilidade em libras
17h – Espetáculo “Precisa-se de um Mané” / La Cascata Cia Cômica / SP
Local: Cine Teatro Aldo Leite
“Precisa-se de um Mané” mostra o palhaço Mané, um simpático pateta que consegue uma vaga para trabalhar num restaurante. Sua missão é simples: que o cliente seja bem atendido! Para isso torna-se o garçom e o cozinheiro provocando uma sucessão de confusões.
Circo
Classificação: livre
50 minutos