Unidade Saúde Mulher inicia atendimentos em Paço do Lumiar

11/10/2018 às 19:48 por Viviane Franco

Unidade Móvel dá início a atendimento nesta quinta (11)

Investindo na prevenção, a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher continua sua rota e nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, chegou a Paço do Lumiar com uma grande ação social aberta à comunidade no Viva do Maiobão. A solenidade de instalação contou com a presença do 1º Vice Presidente da Fecomércio, Marcelino Ramos, da Diretora Regional Interina do Sesc, Rutineia Monteiro, do Prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, do Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, do Superintendente da Fecomércio, Max de Medeiros, do Secretário de Saúde do Município, Juarez de Lima, além de conselheiros e funcionários do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac, vereadores, representantes de órgãos públicos e privados e da população luminense.

Abrilhantando a cerimônia de abertura do evento as apresentações da banda Click de Paço do Lumiar e do Coral Vozes de Sabedoria, formado por integrantes do Grupo Social de Idosos do Sesc Deodoro que fizeram a execução do Hino Nacional.

Na ocasião, o 1º Vice-Presidente da Fecomércio, Marcelino Ramos destacou a contribuição que a Unidade Móvel proporcionará à saúde no município de Paço do Lumiar e a importância de sua itinerância em localidades mais distantes do grande centro, possibilitando o acesso das mulheres a exames de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

O Prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, ressaltou a relevância de parcerias que possam contribuir com as políticas públicas do estado e agradeceu o trabalho do Sesc com a instalação da Unidade Móvel no município.

A Diretora Regional do Sesc Interina, Rutineia Monteiro ressaltou que o apoio das prefeituras é fundamental para o sucesso  do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac através de suas unidades móveis, enfatizando ainda os 1.268 exames realizados em Raposa, primeiro município que recebeu a Unidade Móvel Saúde Mulher, contribuindo para o diagnóstico precoce de uma das doenças de maior incidência entre as mulheres maranhenses.

 A solenidade contou ainda com o desenlace da fita inaugural seguida de visita mediada à Unidade. O atendimento à população ocorreu paralelo ao evento na estação educativa com a realização de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, distribuição de kits de saúde bucal e preservativos, além de orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, câncer de mama e colo de útero, DSTs e Aids, prevenção à violência contra mulher e à dengue, chikungunya e zika vírus, além de participar de oficina de adereços e souvenirs femininos. Após a solenidade, a Unidade Móvel deu início ao atendimento das mulheres com a realização de mamografias e exames citopatológicos.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher ficará instalada no Viva Maiobão até o dia 11 de janeiro de 2019 e de lá segue para a Praça Nossa Senhora da Luz, sede de Paço do Lumiar, onde ficará instalada por 30 dias, de 15 de janeiro a 27 de fevereiro de 2019.

Sesc Saúde Mulher

Ofertando às mulheres exames de câncer de mama e colo de útero realizado com tecnologia avançada e resultados precisos com o aporte do Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), o trabalho desenvolvido pelo Sesc em parceria com a Prefeitura tem impactado as estatísticas locais e propagado a importância da prevenção para vencer essa luta.

Ofertando gratuitamente os exames de mamografia digital para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, é de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 18h e sexta-feira das 8h às 12h e das 13 às 17h.

Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.