Sesc lança a edição 2018 do “Movimento Rosa e Azul”

11/10/2018 às 11:58 por Samya Ribeiro

Não há dúvidas de que a saúde é o nosso pilar mais importante. Por isso, o Sesc, entidade vinculada ao Sistema Fecomércio/MA, investe em ações e projetos de cunho educativo-preventivo que elevam a qualidade de vida e bem estar da população. Atuante na luta contra o câncer de mama e próstata, o Sesc dá início a mais uma edição do “Movimento Rosa e Azul” nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, com lançamento simultâneo em suas Unidades Operacionais. Desenvolvendo diversas atividades em prol da conscientização da saúde da mulher e do homem, a programação segue até o final de novembro.

A agenda de atividades do “Movimento Rosa e Azul” será desenvolvida em vários espaços da capital e nos municípios de Raposa, Caxias, Itapecuru e Imperatriz e inclui palestras, rodas de conversa, workshops, circuitos socioeducativos, blitzs educativas e atividades recreativas gratuitas. Realizado desde 2016, a iniciativa é um relevante investimento do Sesc na informação e prevenção, fatores essenciais no combate ao câncer.

A instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Paço do Lumiar, importante ferramenta  na luta contra o câncer de mama e do colo do útero, é a primeira atividade da agenda do Outubro Rosa. Realizada no dia 11 de outubro, a população poderá participar de uma grande estação educativa que ofertará aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, distribuição de kits de saúde bucal e preservativos e receber orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, câncer de mama e colo de útero, DSTs e Aids, prevenção à violência contra mulher e à dengue, chikungunya e zika vírus, além de participar de oficina de adereços e souvenirs femininos das 10h às 12h, no Viva do Maiobão.

No dia 19 de outubro, o destaque vai para a ação que ocorrerá no Caxias Shopping Center, das 16h às 20h, com uma agenda diversificada de atividades que inclui cuidados com a saúde bucal, cuidados terapêuticos, workshop de fotografia no celular e atividades de lazer. Já na capital, o público poderá participar no dia 23 de outubro de uma relaxante aula de yoga, às 17h30, na Praça dos Pescadores, na Litorânea; e no dia 27 de outubro do circuito do Movimento Sesc Rosa e Azul com atividades de orientação, workshop de fotografia para celular, além de realização de automaquiagens e estação de massagem, em parceria com o Senac, no Shopping Pátio Norte, das 16 às 20h.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que entre 2018 a 2019 apareçam 59.700 novos casos de câncer de mama e 16.370 novos casos de câncer do colo do útero, números que assustam e classificam tais doenças como as principais causas de mortalidade entre as mulheres. Por isso, o Outubro Rosa busca lembrar às mulheres a importância do autoexame e que as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 90% se descoberto em seu estágio inicial.