Foto: Joaquim Neto
Consolidando sua relevância no cenário esportivo maranhense, pela dimensão educativa e promocional e estimulando a formação e a integração de atletas de diversas modalidades esportivas para uma competição saudável, o Sesc realiza mais uma edição das Olimpíadas e Paralimpíadas. A cerimônia de abertura acontece neste sábado, 29, a partir das 8h30, no Ginásio Costa Rodrigues e reúne atletas das modalidades: vôlei, basquete, futsal, handebol, natação, ginastica rítmica, taekwondo, karate, capoeira e as modalidades paralímpicas: futebol de 5 para pessoas com deficiência visual e basquete em cadeira de rodas para pessoas com deficiência física. Os torneios ocorrem no período de 29 de setembro a 30 de novembro, no Sesc Deodoro e Turismo.
O projeto é destinado a alunos de instituições de ensino público e privado, escolinhas de esportes, alunos de projetos sociais de Associações de bairros, alunos das turmas sistemáticas de iniciação esportiva do Sesc e público em geral. Ao todo foram mais de 150 equipes inscritas.
As modalidades vôlei, basquete, futsal e handebol terão equipes formadas nas categorias infanto (idade máxima 15 anos) masculino e feminino. Na modalidade natação, os atletas serão divididos por categoria (faixa etária e gênero) e por equipe.
Nas artes marciais serão realizadas apresentações pessoais (Karate – Kata e Taekwondo – Poosae), combates e apresentação por equipes.
As modalidades paralímpicas futebol de 5 (prática esportiva de futsal adaptado para deficientes visuais) e basquete em cadeira de rodas para deficientes físicos serão na categoria adulto masculino
Os congressos técnicos serão realizados no Auditório do Sesc Deodoro antes de ser iniciada cada modalidade esportiva, onde atletas, técnicos, equipe de arbitragem e a equipe esportiva do Sesc Deodoro definirão juntos o sistema de disputa dos jogos, as regras, mecanismos de identificação dos participantes, sorteio das chaves, escolha da comissão disciplinar, horários e regulamento dos torneios. Mais informações pelo telefone (98) 32163-3896.
História das Olimpíadas e Paralimpíadas
A origem dos Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas, mas o que se sabe na verdade é que os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar seus deuses. O espírito olímpico criado na Grécia antiga permeia até hoje, congregando países de todo o mundo no maior evento esportivo do planeta com ideal de restaurar a fraternidade entre os povos.
Já os jogos Paralímpicos têm origem em Stoke Mandeville, na Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições esportivas para pessoas com deficiências, como forma de reabilitar feridos na Segunda Guerra Mundial. Foram realizados pela primeira vez em 1960 em Roma, na Itália. O sucesso das primeiras competições proporcionou um rápido crescimento ao movimento paralímpico, que em 1976 já contava com quarenta países. Os jogos de Barcelona em 1992 representaram marco para o evento, já que foi a primeira vez em que o comitê olímpico e paralímpico passaram a trabalhar juntos, visando ao desenvolvimento do esporte para portadores de necessidades especiais.