Mostra Sesc de Hip Hop anima a capital maranhense

13/09/2018 às 18:07 por Gleiciane Reis

Foto: Joaquim Neto

Com movimentos rápidos e batidas vibrantes, a oficina de Danças Urbanas, ministrada por Filipe Ursão (RJ), trouxe aos participantes passos dos estilos Popping e Locking e agitou a primeira noite do projeto. A programação da 5ª Mostra Sesc de Hop Hop teve início na quarta-feira (12), com a Intervenção de Artes Visuais – Grafitagem, com Edi Bruzaca; e a Oficina de Mixagem para DJ, com DJ Astro, na unidade Sesc Deodoro; e segue até esta sexta-feira com um grande evento na Praça Nauro Machado a partir das 17h50.

Com atuação marcante no cenário nacional e internacional, Filipe Ursão é dançarino e coreógrafo e começou sua carreira aos 12 anos no hip hop e tem, em sua trajetória, participações importantes, como na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Rock in Rio Palco Street Dance e na Dança dos Famosos, do Programa Domingão do Faustão.

Segundo Ursão, o Maranhão tem uma cultura rica e diversificada e que se mistura aos elementos do hip hop tradicional de uma forma muito positiva, obtendo-se um novo resultado, mas sem tirar a essência do que já existe. “Essa iniciativa do Sesc é incrível por proporcionar um intercâmbio entre diversas culturas, trazendo profissionais de vários estados do país e dando mais qualidade à mostra”, afirmou.

Já para Gizelly Almeida, técnica de cultura do Sesc e coordenadora do projeto, ele foi crescendo ao longo dos anos e hoje consegue conciliar todas as linguagens. Assim, o Sesc contribui para a difusão e o desenvolvimento cultural no estado, por meio dessas atividades. “No começo o projeto só visava a dança e hoje vem com o objetivo de promover o diálogo, a formação e a disseminação da cultura hip hop, isso mediante as apresentações de música, dança, poesia e pintura”, destacou.

A Mostra Sesc de Hip Hop se estende até essa sexta-feira (14), encerrando com várias intervenções na Praça Nauro Machado, Centro Histórico. A programação do último dia contará com Flash Mob, DJ-Set com DJ Astro e Johnny Jay, além das Batalhas de Mc’s e All Style, a partir das 17h50.