Intervenção e oficinas abrem Mostra Sesc de Hip Hop

11/09/2018 às 13:43 por Lideney Ferreira

Aquecendo o cenário hip hop maranhense e expandindo esse movimento cultural, de 12 a 14 de setembro acontece a V Mostra Sesc de Hip Hop. O evento é gratuito e conta com apresentações musicais, dança, grafitagem, mesa redonda, intervenções e oficinas com convidados, entre eles o renomado Filipi Ursão, dançarino e coreógrafo com performances e trabalhos reconhecidos em território nacional e internacional.

Abrindo a programação, a partir das 14 horas acontece a Intervenção de Artes Visuais – Grafitagem, com Edi Bruzaca, na Sala de Danças do Sesc Deodoro. Simultaneamente, o DJ Astro estará ministrando a Oficina de Mixagem para DJ no auditório da Unidade.

No final da tarde, a partir das 17 horas, Filipi Ursão, do Rio de Janeiro ministra a Oficina de Danças Urbanas estilos Popping e Locking, no Ginásio Charles Moritz, no Sesc Deodoro. A oficina tem duração de dois dias acontece dias 12 e 13 de setembro, das 17 às 21h.

Coordenadora do projeto, Gizelly Almeida, explica que essa é uma oportunidade de mostrar para a nova geração a riqueza desse movimento. “Queremos, por meio da mostra, difundir o que é a cultura Hip Hop e também valorizar os grupos remanescentes no nosso estado, além de abrirmos espaço para quem está iniciando sua carreira”, afirmou.

CONVIDADOS

As oficinas são um dos destaques dessa programação. Ministradas por ícones da dança e da mixagem, Filipi Ursão (RJ) e Dj Astro (MA).

Filipe Ursão é dançarino e coreógrafo com performances e trabalhos reconhecidos em território nacional e internacional. Agenciado pelo RioH2k, produziu e participou de importantes eventos como a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde desempenhou a função de assistente coreográfico de Deborah Colker, quatro edições do Rock in Rio Palco Street Dance, sendo uma delas em Las Vegas, foi colaborador e consultor de danças urbanas da cantora Anitta e foi diretor de movimento de trabalhos das cantoras Iza e Lexa, além do ator Nicolas Prates no quadro Dança dos Famosos do Programa Domingão do Faustão.

Ursão também foi colaborador e consultor de danças urbanas no espetáculo “O Cão Sem Plumas” da Cia de Dança Déborah Colker. Além dos trabalhos como coreógrafo, apresenta uma vasta experiência como ministrante de oficinas e workshops em diversos países e participou como jurado nas principais mostras competitivas e festivais de dança urbana.

DJ Astro é um dos precursores do Movimento Organizado do Hip Hop no Maranhão, participou do programa Território Hip Hop na Rádio Comunitária FM e do programa Black Beat na Rádio Comunitária Ilha do Amor FM, sempre com músicas de rap nacional, internacional e black music em geral. Ele mixou no lançamento da CUFA (Central Única das Favelas) em São Luís, realizou oficina de DJ para jovens carentes do bairro do São Bernardo, promoveu várias festas de flasback e campeonatos de break e é colaborador como DJ do evento “Batalha na Ilha”, que reúne jovens MC’s na Praça Benedito Leite uma vez por mês.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA