Sesc oferece oficina gratuita sobre criação fílmica e movimento corporal

10/09/2018 às 20:33 por Samya Ribeiro

Dança e cinema são duas formas de arte que, embora pareçam distantes, estão em constante diálogo. Diversas produções cinematográficas têm aproveitado o movimento corporal para protagonizar, para iniciar cenas ou mesmo para servir de transição. Comprovando essa relação, a 2ª etapa do Sesc Dramaturgias traz a oficina “Criação Fílmica: interação Dança e Audiovisual”, de 24 a 28 de setembro, na Pequena Companhia de Teatro. Os interessados, com idade mínima de 15 anos, podem inscrever-se a partir desta segunda-feira (10) até o dia 21 de setembro no link:  https://goo.gl/forms/AHxbkqpS5ejCDCU22.

A dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva, a qual se exercita a atenção e a percepção de si, e quando em conjunto, do outro. Há quem afirme que o indivíduo que a pratica possui mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, refletindo em sua potencialidade e consciência social.

A oficina, que será ministrada pela baiana Daniela Guimarães, engloba a interação entre dança, cinema e vídeo, analisando e discutindo diferentes abordagens, visões e técnicas por meio do estudo da imagem em movimento através de obras fílmicas. Os inscritos irão realizar a produção de filmes de forma colaborativa, incluindo as seguintes etapas: criação, roteiro, planejamento, performance, gravação e edição. Ao final da oficina, os resultados serão apresentados na “Mostra de Criação Fílmica Sesc Maranhão”.

O momento de aprendizagem e experimentos, destinado a todos os interessados na pesquisa de corpo e audiovisual, oferecerá carga horária de 20h e acontecerá das 14h às 18h, na Pequena Companhia de Teatro. Além disso, o momento busca incentivar os participantes a mobilizarem um ponto de vista pessoal de criação, bem como difundir as produções dessa natureza realizadas em Mostras, Festivais e Encontros no Brasil e exterior.

Carga horaria: 20h
Local: Pequena Companhia de Teatro
Endereço: Rua 28 de Julho, 295 – Centro, São Luís – MA, 65010-200
Horário: 14h às 18h
Idade mínima: 15 anos