Sesc e São Luís, histórias que se encontram e se transformam

10/09/2018 às 16:59 por Lideney Ferreira

No ano em que São Luís comemorava 335 anos de fundação, iniciaram as atividades do Sesc na cidade, num dos salões do Colégio Centro Caixeiral, localizado na Praça Benedito Leite, no Centro. Desde então, a história de luta por justiça social e os projetos inovadores que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, passou a fazer parte da história da capital maranhense.

Com o compromisso de promover uma vida mais digna aos trabalhadores do comércio de bens serviços e turismo e de seus dependentes, com foco na capacidade de ampliar seus horizontes, o Sesc, ao longo dessas sete décadas, vem contribuindo para a melhoria e bem estar social, proporcionando educação, saúde, cultura, lazer e assistência aos mais de um milhão de ludovicenses.

De acordo com o relatório do último ano, o Departamento Regional do Sesc no Maranhão realizou na área de Saúde mais de 100 mil atendimentos em suas diversas Unidades, abrangendo as atividades de Saúde Bucal, Educação em Saúde, Cuidado Terapêutico e Nutrição, fornecendo mais de 700 mil lanches e refeições a preços que cabem no orçamento de sua clientela. O Programa Mesa Brasil, um dos mais importantes da área de Assistência, beneficiou aproximadamente 113 mil pessoas na distribuição de 444.655 kg de alimentos.  Estes são dados que revelam o impacto do Sesc nas áreas básicas das necessidades humanas, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico e social do país ao combater e minimizar os reflexos da desigualdade social em seus mais diversos âmbitos.

Uma das maiores oportunidades oferecidas mensalmente pelo Sesc são os cursos gratuitos de Valorização Social, que em 2017 atenderam a 1.321 inscritos e só no primeiro semestre deste ano já promoveu 28 turmas, possibilitando ao indivíduo oportunidade de inclusão no mercado de trabalho ou uma alternativa para geração de renda. Jainara Silva, 25, afirma ter conseguido impulsionar o seu projeto após ter participado de um dos cursos. “Apesar de curto, o momento de aprendizagem foi o propulsor para que eu desse o ponta pé inicial no meu negócio. Eu já atuava na área, mas não acreditava em mim. Agora eu consigo enxergar o meu talento e me sentir segura diante do que faço”, revelou.

Reconhecido como um dos principais fomentadores do turismo no estado, o Sesc registrou a presença de 8.711 clientes nas atividades de Turismo Social, que incluem os serviços de hospedagem no Hotel Sesc Olho D’Agua  e roteiros que valorizam o intercâmbio cultural, social e ambiental, além de passeios que incentivam o turismo local como o Centro Histórico, São José de Ribamar, Lagoa e Orla, Náutico na Raposa e Alcântara.

Com um trabalho social conduzido com muita dedicação, o Sesc é mais que números, é parte do cotidiano dos ludovicenses, que descobriram o hábito da leitura nas bibliotecas fixas e móveis; ou que conseguiram um sorriso mais bonito no Sesc Saúde; se emocionaram nas apresentações artísticas; superaram as próprias expectativas nas corridas de rua ou jogos esportivos, entre outras milhares de histórias.

“Ao desempenhar nossa missão, o Sesc tem a ação educativa como um dos grandes diferenciais nos serviços ofertados, pois buscamos sempre uma ação transformadora na atitude individual e coletiva do público atendido”, destacou a Diretora Regional do Sesc no Maranhão, Rutineia Monteiro. Ressaltou ainda que há 71 anos a instituição vem promovendo um trabalho multifacetário nas áreas-bases para uma melhor qualidade de vida e bem estar social.

E celebrando com São Luís seus 406 anos, o Sesc tem a certeza de estar contribuindo para a construção de mais oportunidades, com cidadãos conscientes de seu potencial, beneficiando não apenas os comerciários, mas também a toda a população de São Luís.