Mostra interativa expõe brinquedos artesanais na Sala Sesc de Exposições

06/09/2018 às 16:47 por Samya Ribeiro

A Mostra “Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos” chega à São Luís nesta quinta-feira, 13 de setembro, trazendo um acervo de brinquedos artesanais feito por diversos artistas do Brasil. Um verdadeiro tesouro, composto por peças de diferentes origens e materiais, como miriti, mamulengos, petecas de palha ou buriti, bichinhos de balata (resina vegetal) e muito mais. As obras ficarão expostas até o dia 19 de outubro na Sala Sesc de Exposições do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac e poderão ser visitadas gratuitamente das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

O projeto foi originado em 2010 pelo Departamento Nacional do Sesc com o objetivo de difundir e mapear a produção de brinquedos no país. Com organização da Gerência de Educação e da assessora-pesquisadora Adriana Klisys, a mostra começou a ser materializada por meio de ações formativas, pesquisas dos acervos e produções lúdicas em cada canto do Brasil, contato com artesãos e aquisição de peças. Agora ela chega ao Sesc no Maranhão para estimular a reflexão sobre a potencialidade cultural do  papel dos jogos, brinquedos e brincadeiras.

A programação volta-se também a professores, estudantes de licenciatura e demais interessados com palestras e oficinas. Os inscritos terão a oportunidade de assistir à palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”, no dia 13 de setembro, que será ministrada pela curadora da mostra, Adriana Klisys. No dia 14 de setembro acontecerão as oficinas “Brincar com as mãos e a imaginação”, “Organização de ambiente lúdicos/ambientes de aprendizagem” e “Construção de jogos e brincadeiras com elementos de natureza”, um momento para repensar o acervo da escola e ampliar as possibilidades do brincar.

E abrindo espaço à comunidade, no dia 15 de setembro a agenda da mostra oferece oficinas gratuitas na Escola Cauan e Matheus (Divinéia), das 9h às 11h30 e na Quadra Sesc Comunidade (Raposa), de 15h às 17h30. No dia seguinte, a programação encerra-se na Unidade Sesc Turismo com oficina de brinquedos a partir das 9h e a exibição do documentário “Território de Brincar”, dirigido por Ana Cláudia Arruda, Renata Meirelles, Roberta Rodrigues e Sandra Eckschimidt, às 12h, na Sala de Vídeo. Mas as obras seguem em exposição até o dia 19 de outubro, convidando o visitante a viajar pelo mundo imerso em possiblidades lúdicas.

PROGRAMAÇÃO

Local: Sala Sesc de Exposições – Condomínio Fecomércio Sesc Senac
Edifício Francisco Guimarães e Souza (Avenida dos Holandeses, S/N, Quadra 04, Jardim Renascença II, São Luís/MA)
Período: 13 de setembro a 19 de outubro/2018, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 12h
Plano de Visitas Mediadas – (98) 3221-0028
Email:  mostrabrinquedosescma@gmail.com

Programação Formativa

Palestra de abertura: “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”
Dia: 13/09
Hora: 9 horas
Ministrante: Adriana Klisys e lançamento do livro Brinquedos do Brasil
Local: Auditório Elias Bufaçal, 2º andar – Condomínio da Federação do Comércio

Oficinas para professores
Dia: 14/09
Horário: 9 às 12 e das 14 às 17 horas
Público alvo: educadores
Local: Condomínio da Federação do Comércio Av. dos Holandeses, Qd 24, SN
Jardim Renascença II

Exibição do Documentário Território de Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks
Dia:16/09
Hora: 12 horas
Local: Sala de Vídeo – Sesc Turismo

Oficina Brincando com as Mãos
Dia: 15/09
Hora: 9h às 11h30
Local: Escola Cauan e Matheus (Divinéia) 

Oficina de Monstros
Dia: 15/09
Hora: 15h às 17h30
Local: Sesc Comunidade (Raposa)

Oficina Elementos da Natureza
Dia: 16/09
Hora: 9h às 11h30
Local: Sesc Turismo