Sesc realiza batalhas e oficinas de MC’s e Danças Urbanas em setembro

20/08/2018 às 00:25 por Amanda Machado

O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. Com o objetivo de difundir e integrar as quatro manifestações que compõem essa vibrante linguagem artística: as rimas improvisadas dos Mc’s, as batidas dos  DJ’s, os movimentos fortes do breakdance e formas do grafite, o Sesc realiza em setembro a V Mostra Sesc de Hip Hop. Com uma programação diversificada, de 20 a 30 de agosto a instituição realiza a inscrição de dançarinos interessados em disputar batalhas individuais de MC’s e Danças Urbanas. Os finalistas receberão premiação em dinheiro.

Podem participar do processo de seleção propostas artísticas advindas do estado do Maranhão nos gêneros e estilos breaking, booting/steping, dance hall, free step, funk, hip hop, freestyle, house dance, K-pop, krump, L.A. style, locking, popping, stiletto, street jazz, wacking/voguing, dentre outros julgados pela comissão organizadora enquanto pertencentes ao universo das danças urbanas. As inscrições são online e estão disponíveis nos links abaixo, assim como o Termo de Autorização de Uso de Imagem que é obrigatório e deve ser adicionado em pdf ao final de cada formulário.

As batalhas de MC’s e de Danças Urbanas/All Style serão individuais e divididas em duas etapas: seletivas e batalhas, sendo que nas primeiras não haverá restrições para o número de inscritos, salvaguardado apenas uma apresentação por pessoa. Só serão classificados para a etapa final das batalhas no máximo 16 participantes em cada modalidade. A premiação  para os primeiros colocados da Batalha de MC’s e Danças Urbanas/All Style é de R$ 500,00 cada e as segundas colocações de R$ 250,00.

As seletivas das batalhas de MC’s acontecerão no dia 03 de setembro de 2018, no Auditório do Sesc Deodoro, das 18h às 21h, com resultado publicado no site institucional no dia 05 de setembro. Já as seletivas das batalhas de Danças Urbanas/All Style acontecerão no dia 11 de setembro no mesmo local e horário, com resultado a ser divulgado logo após a seletiva, às 21h30.

Oficinas da V Mostra Sesc de Hip Hop

O evento acontecerá nos dias 12,13 e 14 de setembro e as oficinas são um dos destaques dessa programação. Ministradas por ícones da dança e da mixagem, Felipi Ursão (RJ) e Dj Astro (MA), a Oficina de Danças Urbanas acontece dia 12 e 13 de setembro das 17 às 21h no Ginásio Charles Moritz, no Sesc Deodoro, enquanto a Oficina Introdução à Mixagem para DJ será ministrada dia 12 de setembro, das 14 às 17h, no Auditório do Sesc Deodoro.

Filipe Ursão é dançarino e coreógrafo com performances e trabalhos reconhecidos em território nacional e internacional. Agenciado pelo RioH2k, produziu e participou de importantes eventos como a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde desempenhou a função de assistente coreográfico de Deborah Colker, 4 edições do Rock in Rio Palco Street Dance, sendo uma delas em Las Vegas, foi colaborador e consultor de danças urbanas da cantora Anitta e foi diretor de movimento de trabalhos das cantoras Iza e Lexa, além do ator Nicolas Prates no quadro Dança dos Famosos do Programa Domingão do Faustão. Também foi colaborador e consultor de danças urbanas no espetáculo “O Cão Sem Plumas” da Cia de Dança Déborah Colker. Além dos trabalhos como coreógrafo, apresenta uma vasta experiência como ministrante de oficinas e workshops em diversos países e participou como jurado nas principais mostras competitivas e festivais de dança urbana.

DJ Astro é um dos precursores do Movimento Organizado do Hip Hop no Maranhão, participou do programa Território Hip Hop na Rádio Comunitária FM e do programa Black Beat na Rádio Comunitária Ilha do Amor FM, sempre com músicas de rap nacional, internacional e black music em geral. Ele mixou no lançamento da CUFA (Central Única das Favelas) em São Luís, realizou oficina de DJ para jovens carentes do bairro do São Bernardo, promoveu várias festas de flasback e campeonatos de break  e é colaborador como DJ do evento Batalha na Ilha, que reúne jovens MC’s na Praça Benedito Leite uma vez por mês.

 

INSCRIÇÕES


OFICINA DE DANÇAS URBANAS : ESTILOS POPPING. LOCKING E HIP HOP DANCE clique aqui


OFICINA DE INTRODUÇÃO À MIXAGEM PARA DJ – clique aqui (10 VAGAS)


BATALHAS DE DANÇAS URBANAS/ALL STYLLE – clique aqui


BATALHAS DE MC’s – clique aqui


EDITAL DE CONVOCATÓRIA DAS BATALHAS – clique aqui


 TERMO ADITIVO DO EDITAL DE CONVOCATÓRIA  DAS BATALHAS DE DANÇA E MC’S DA 5ª MOSTRA SESC DE HIP HOP – clique aqui


TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM OBRIGATÓRIO PARA AS INSCRIÇÕES DAS BATALHAS – clique aqui