Profissionais de saúde do Sesc participam do Mutirão do Leite Materno do Rio Anil Shopping

16/08/2018 às 15:01 por Lideney Ferreira

Em alusão ao “Agosto Dourado”, campanha nacional em prol do aleitamento materno, o Rio Anil Shopping se uniu a grandes e importantes parceiros para realizar, pela primeira vez, o “Mutirão do Leite Materno” dia (15), das 10h às 17h30, no Espaço Cultural no Rio Anil Shopping. O Sesc participou do evento disponibilizando uma equipe multidisciplinar preparada para tirar dúvidas sobre lactação, amamentação e alimentação da mãe e do bebê de um modo geral, encerrando com a distribuição do lacinho dourado, símbolo da campanha que incentiva o aleitamento materno. 

 

A programação foi toda planejada para envolver a família inteira, inclusive as crianças, que poderão passar por atividades de estimulação motora, além de estreitarem ainda mais o relacionamento com mães e pais.

 

As primeiras atividades iniciaram às 10h. Os profissionais do Sesc Saúde tiraram dúvidas sobre lactação, amamentação e alimentação da mãe e do bebê de um modo geral. Para isso, enfermeiras e assistentes sociais fizeram rodas de conversas, com trocas de experiências. Cada roda durou em média 20 minutos. O Sesc Saúde também faz a distribuição do lacinho dourado, símbolo da campanha que incentiva o aleitamento materno.

 

Depois, foi a vez das gravidinhas se prepararem para o que vão viver quando os filhos nascerem. Das 14h às 15h, a consultoria gestacional e infantil “Bebê da Vez”, especializada em partos humanizados e crescimento saudável dos bebês, fez atividades que demonstrem a importância dos estímulos corretos no desenvolvimento das crianças, desde quando ainda estão na barriga da mãe.

 

Para reforçar a preciosidade que é o leite materno, tirar dúvidas e esclarecer mitos, como o que fala sobre “leite forte e leite fraco”, a Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, filiada à Sociedade Brasileira de Pediatria, fez uma breve palestra às famílias presentes no Mutirão.

 

O auge da programação foi às 16 horas quando todos juntos fizeram um grande “mamaço”, para simbolizar a importância do aleitamento materno e, também, a necessidade de se respeitar a mãe que amamenta, garantindo a ela, em qualquer espaço, liberdade e conforto para alimentar o bebê.

 

Para fechar em grande estilo a programação, o Rio Anil convidou a consultoria “Ativa Baby”, especializada em estímulos sensoriais dos bebês, para uma vivência coletiva da maternidade, em todos os seus aspectos. Juntos, mães, pais e filhos podem estimular as crianças em atividades conduzidas pela profissional da Educação Física Tati Galli, responsável pela consultoria. No encerramento, o público, além de participar ativamente das dinâmicas, vai poder ouvir dicas de profissionais da Nutrição e depoimentos reais de famílias que superaram até doenças dos bebês só com o uso de estímulos corretos no desenvolvimento deles.