Sesc abre inscrição para ações formativas da Mostra ‘Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos’

15/08/2018 às 18:33 por Amanda Machado

Com um acervo de brinquedos artesanais construídos por artistas populares de diversas partes do Brasil, a exposição ‘Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos’ chega a São Luís no mês de setembro. Montada para adultos e crianças, o acervo é um verdadeiro tesouro composto por brinquedos artesanais de todas as regiões do país. E além da exposição, a mostra também apresenta uma vasta agenda formativa com palestra e oficinas para professores e estudantes de licenciatura que visam estimular a reflexão sobre o papel dos jogos, brinquedos e brincadeiras. As inscrições são online e iniciam nesta quarta-feira, dia 15 de agosto.

Até o dia 03 de setembro o Sesc está com inscrições abertas para a Palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los”, ministrada no dia 13 de setembro pela curadora da Mostra e Diretora do Caleidoscópio Brincadeira e Arte, Adriana Klisys, e para as seguintes oficinas realizadas no dia 14 de setembro: “Oficina Brincar com as mãos e a imaginação”, “Organização de ambientes lúdicos/ambientes de aprendizagem” e “Oficina Construção de jogos e brincadeiras com elementos da natureza”, sendo três turmas no turno matutino e três no vespertino, nos horários de 8h30 às 11h30 e das 14 às 17h, com 25 vagas cada.

Os educadores interessados em se inscrever devem realizar o download da ficha de inscrição aqui e enviar preenchida para o e-mail mostrabrinquedosescma@gmail.com. Nas datas de credenciamento o participante precisa validar sua inscrição através da doação de 1 kg de alimento não perecível no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Na agenda da Mostra o Sesc também abre espaço à comunidade para repensar as possibilidades do brincar por meio de oficinas gratuitas realizadas no dia 15 de setembro na Escola Cauan e Matheus (Divinéia) e na Quadra Sesc Comunidade (Raposa) das 9h às 11h30 e das 15h às 17h30, respectivamente. A Unidade Sesc Turismo também integra a programação no dia 16 de setembro com oficina de brinquedos ministrada das 9h às 11h30, além da exibição do documentário Território de Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks, na Sala de Vídeo da Unidade, às 12h.

 

Exposição ‘Brinquedos do Brasil – invenções de muitas mãos’

O Sesc convida os visitantes a viajarem por um mundo onde o brincar está imerso em possibilidades lúdicas. Com brinquedos artesanais em diversos tamanhos e cores, piões, bonecos de madeiras articulados, carrinhos de madeira e muitos outros instigantes artigos prometem despertar a criança interior das mamães e papais, assim como um novo olhar das crianças habituadas aos pixels de celulares, tabletes e tvs, oportunizando a descoberta de novas formas, texturas e materiais.

A inauguração acontecerá dia 12 de setembro, às 18h30, em uma cerimônia para convidados na Sala Sesc de Exposições com apresentação do Teatro de Mamulengo. O público poderá o acervo que é parcialmente interativo de 13 de setembro a 19 de outubro, na Sala Sesc de Exposições no Condomínio da Federação do Comércio – Av. dos Holandeses, Qd 04, SN,Jardim Renascença II, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados das 09 às 12h. Visitas medidas de grupos podem ser agendadas pelo telefone 3221 0028 ou e mail mostrabrinquedosescma@gmail.com

Programação formativa

Palestra de abertura: “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”
Dia: 13/09
Hora: 9h
Ministrante: Adriana Klisys e lançamento do livro Brinquedos do Brasil
Local: Auditório Elias Bufaçal, 2º andar – Condomínio da Federação do Comércio

Oficinas para professores
 Dia:14/09
Público alvo: educadores
Vagas: 25 por turma (3 turmas pela manhã e 3 turmas a tarde)
Inscrições gratuitas pelo e-mail mostrabrinquedosescma@gmail.com
Local: Condomínio da Federação do Comércio Av. dos Holandeses, Qd 04, SN
Jardim Renascença II

Exibição do Documentário Território de Brincar, de Renata Meirelles e David Reeks
Dia:16/09
Hora: 12h
Local: Sala de Vídeo – Sesc Turismo

Oficina de brinquedos
Escola Cauan e Matheus (Divinéia) 15/09 – 9h às 11h30
Sesc Comunidade/Raposa 15/09 – 15h às 17h30
Sesc Turismo: 16/09 – 9h às 11h30