Sesc recebe homenagem na noite de abertura da 10ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival

31/07/2018 às 13:26 por Amanda Machado

Já consolidado no calendário cultural do Maranhão, o Lençóis Jazz e Blues Festival celebrou na última sexta (27) a abertura da 10ª edição do evento que exalta a diversidade de linguagens, a formação de plateia, o intercâmbio e a qualificação na linguagem música através de oficinas e palestras. Realizada no Teatro Arthur Azevedo, este ano o evento homenageou as instituições que patrocinam e apoiam o festival, dentre elas o Sesc no Maranhão. Com uma rica programação cultural em Barreirinhas e São Luís, na capital o público pode conferir os espetáculos e participar da agenda paralela do circuito nos dias 17 e 18 de agosto.

Comemorando 10 anos de parcerias exitosas, Tutuca Viana reconheceu na cerimônia de abertura o importante apoio das 8 instituições que investem na cultura no estado e oportunizam ao público o talento de músicos maranhenses e de outros estados em espetáculos apresentados em cartões postais do nosso estado, assim como possibilitam o aperfeiçoamento e inovação desses profissionais por meio de ações formativas gratuitas.

Representando o Sesc, a Diretora de Programas Sociais, Regina Soeiro, agradeceu a homenagem concedida ao  Sesc no Maranhão e  declarou que a entidade se orgulha de compartilhar histórias, impulsionar talentos e oportunizar o acesso à cultura em diferentes lugares.

A cantora Leila Maria, conhecida como a voz brasileira de Billie Holiday, abrilhantou a noite de abertura, mas a agenda da 10ª edição ainda reserva números musicais imperdíveis para os dias 17 e 18 de agosto. Confira a programação:

 Circuito São Luís dias 17 e 18/08/2018 – Concha Acústica da Lagoa da Jansen

  Dia 17/08 (sexta-feira)
20h15– Gabriel Grossi (DF)
21h20 – João Donato (RJ)
22h30 – Taryn Szpilman (RJ)

  Dia 18/08 (sábado)
 20h15 – Pedrinho Figueiredo e SAMUCA (RS)
21h20 – Hamilton de Holanda (DF)
22h30 – Ed Motta (RJ)

Programação Palco Mundo – Área Externa da Concha Acústica da Lagoa da Jansen

  Dia 17/08 (sexta-feira)
 18h – Wendell Cosme “Ritmos e Sons”
19h – Norjazztinos
23h30 – Dário Ribeiro (Blues)
00h – Movimento Cidade apresenta Neiva e Félix (Djs)

 Dia 18/08 (sábado)
18h
– Quarteto Crivador
19h – Josué Costa e Trio
23h30 – Daniel Lôbo (Blues)
00h – Movimento Cidade apresenta Neiva e Félix (Djs).

 PROGRAMAÇÃO PARALELA DO CIRCUITO SÃO LUÍS

 OFICINAS DE MÚSICA (Gratuitas):

 Dia 17/08 (sexta-feira)
Oficina de Choro – GPS da Roda de Choro

Oficineiro: Samuca do Acordeon
Local: Escola de Música do Estado do Maranhão- EMEM
Horário: 9h às 12h

Dia 18/08 (sábado)
“Tecniquês” para músicos – Técnicas de sonorização e gravação de instrumentos e voz
Oficineiro: Pedrinho Figueiredo(Flautista e saxofonista)
Local: Escola de Música do Estado do Maranhão- EMEM
Horário: 15h às 18h
Obs: As inscrições devem ser realizadas por meio do link: https:goo.gl/forms/X99LU5nms3xyeWpx2.

PALESTRA:

PALESTRA “MÚSICA E DEFICIÊNCIA VISUAL: dificuldades e superações”
Palestrante: Henrique Duailibe (Pianista, arranjador, compositor, cantor e publicitário)
Data: 23 de agosto
Horário: 16h
Local:
Auditório da Uemanet, no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

CULINÁRIA, ARTESANATO E FOTOGRAFIA

Dias 17 e 18 de agosto

 PRAÇA GOURMET
A partir das 17h, na área externa da Concha Acústica da Lagoa da Jansen o público do festival vai poder experimentar delícias da Casa do Ogro e de outras lanchonetes da capital maranhense, além de saborosos pratos da culinária típica maranhense. A Praça Gourmet foi organizada pela promotora de eventos Leila Coelho.

FEIRA DA LAGOA (ARTESANATO MARANHENSE)
Das 17h às 21h, na área externa da Concha Acústica da Lagoa da Jansen, o público do festival poderá apreciar o melhor do artesanato maranhense na Feira da Lagoa organizada pela promotora de eventos Leila Coelho. Ao todo dezoito artesãs selecionadas vão comercializar, em stands sustentáveis, belos trabalhos feitos com matérias-primas do estado, entre elas a palha do buriti, além de outros produtos que mostram todo o talento, a delicadeza e a criatividade das artesãs maranhenses.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “10 ANOS DO LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL”
A história dos 10 anos do Lençóis Jazz e Blues Festival contada por meio de imagens. A exposição fotográfica “10 Anos do Lençóis Jazz e Blues Festival”, organizada por Leila Coelho e Tutuca Viana, mostrará ao público registros de momentos marcantes do festival eternizados pelas lentes dos fotógrafos que integraram a equipe do evento ao longo das nove edições anteriores. Em São Luís a exposição poderá ser visitada a partir das 17h, na área externa da Concha Acústica da Lagoa da Jansen. A exposição conta com o apoio do Foto Sombra.