Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é instalada na Raposa

18/07/2018 às 20:27 por Amanda Machado

Utilizando a educação e a prevenção como importantes ferramentas na luta contra o câncer de mama e colo de útero, o Sesc no Maranhão mais uma vez investe na saúde e chega às comunidades com exames gratuitos de mamografia e colo de útero, essenciais para a ampliar as chances de salvar a vida de muitas mulheres e famílias. Oferecidos a partir da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, a instalação na Raposa aconteceu nesta terça-feira, dia 17 de julho, na Quadra Sesc Comunidade.

Participaram da solenidade de instalação da Unidade o 1º Vice Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcelino Ramos, a Diretora Regional do Sesc no Maranhão, Rutineia Monteiro, o Diretor Regional do Senac, Ahirton Batista Lopes, o Secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, a Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Adriana Carvalho,  além de conselheiros e funcionários do Sesc, a prefeita de Raposa, Talita Laci, a Secretária de Saúde da Raposa, Tatiana Lisboa, agentes comunitários, imprensa e a população local.

Em seu pronunciamento, o 1º Vice Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcelino Ramos, destacou que a instalação da unidade móvel é mais uma iniciativa voltada ao cumprimento da missão do Sesc, se alinhando aos cenários e tendências mundiais e nacionais de investimento em recursos e tecnologias no âmbito da saúde para a prevenção e interceptação de agravos, preferencialmente no que se refere à promoção da saúde da mulher.

A Diretora Regional do Sesc no Maranhão em exercício Rutineia Monteiro ressaltou o trabalho preventivo que o Sesc estará realizando em Raposa e posteriormente em outros municípios do Maranhão. “A Unidade Sesc Saúde Mulher trabalhará no enfrentamento à elevada incidência do câncer de mama e de colo de útero em nosso estado, contribuindo com as políticas públicas de saúde por meio da realização de exames de rastreamento, bem como ações educativas que permearão todas as etapas de nosso trabalho, possibilitando assim a promoção da saúde das mulheres, coadunando com a característica básica do Sesc de promoção da qualidade de vida e bem-estar da população”.

Após a cerimônia, a equipe de saúde do Sesc e Prefeitura de Raposa disponibilizaram à população aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, distribuirão kits de saúde bucal e preservativos, além de realizarem duas oficinas: materiais reciclados e biojóias até o meio-dia.

Em um trabalho conjunto desenvolvido com as prefeituras municipais, o Sesc Saúde Mulher é um aporte ao sistema de saúde local e facilitará o acesso das mulheres que residem em zonas mais distantes da capital e o interior do estado à prevenção. Ações educativas também estarão sendo semeadas pela equipe de educação em saúde do Sesc na própria comunidade durante o período de instalação, que é de no máximo 90 dias.

Com uma estrutura de ponta, o Saúde Mulher ofertará gratuitamente mamografia digital para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual. O horário de atendimento da Unidade é de segunda a quinta, das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h.

Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.