Sesc realiza instalação da Unidade Saúde Mulher na Raposa

16/07/2018 às 19:35 por Amanda Machado

Instalação da Unidade Móvel contará com ação social nesta terça (17)

Utilizando a educação e a prevenção como importantes ferramentas na luta contra o câncer de mama e colo de útero, o Sesc no Maranhão mais uma vez investe na saúde e chega às comunidades com exames gratuitos de mamografia e colo de útero, essenciais para a ampliar as chances de salvar a vida de muitas mulheres e famílias. Oferecidos a partir da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, a instalação na Raposa acontecerá nesta terça-feira, dia 17 de julho, a partir das 9 horas, na Quadra Sesc Comunidade. Após a cerimônia de inauguração, a equipe de saúde do Sesc em parceria com a Prefeitura de Raposa realizaram uma grande ação social.

Participam da solenidade de instalação da Unidade o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Arteiro, a Diretora Regional do Sesc no Maranhão, Rutineia Monteiro, além de conselheiros e funcionários do Sesc, a prefeita de Raposa, Talita Laci, a Secretária de Saúde da Raposa, Tatiana Lisboa, agentes comunitários, imprensa e a população local.

Após a cerimônia, a equipe de saúde do Sesc e Prefeitura de Raposa oferecerão à população aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, distribuirão kits de saúde bucal e preservativos, além de realizarem duas oficinas: materiais reciclados e biojóias até o meio-dia.

Em um trabalho conjunto desenvolvido com as prefeituras municipais, o Sesc Saúde Mulher é um aporte ao sistema de saúde local e facilitará o acesso das mulheres que residem em zonas mais distantes da capital e o interior do estado à prevenção. Ações educativas também estarão sendo semeadas pela equipe de educação em saúde do Sesc na própria comunidade durante o período de instalação, que é de no máximo 90 dias.

Com uma estrutura de ponta, o Saúde Mulher ofertará gratuitamente mamografia digital para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual. O horário de atendimento da Unidade é de segunda a quinta, das 8h às 18h e sexta-feira das 8h às 17h.

Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.