Sesc realiza solenidade de abertura da Unidade Móvel Saúde Mulher no Maranhão

05/07/2018 às 20:46 por Amanda Machado

Segundo o último levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com o Ministério da Saúde, cerca de 8.800 novos casos de câncer podem surgir nos próximos anos no Maranhão, sendo que nos próximos dois anos serão cerca de 1.500 novos casos do câncer de mama, que possui a maior incidência em São Luís, e até 2019 são esperados cerca de dois mil pacientes com câncer no colo do útero. Para reverter essas estatísticas, o Sesc no Maranhão lançou nesta quinta (05) uma importante ferramenta de prevenção: a Unidade Móvel Saúde Mulher. A solenidade aconteceu no Condomínio Fecomércio/ Sesc/ Senac e contou com a presença da imprensa, conselheiros do Sesc, representantes de órgãos públicos e da saúde, além de funcionários do Sesc, Senac e Fecomércio.

Implantado em todo Brasil, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Maranhão com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde do Sesc desenvolvidas na comunidade do entorno com palestras, oficinas, rodas de conversa, dinâmicas e debates sobre cuidados com a saúde.

Ofertando 64 exames gratuitos por dia, esse importante projeto que ampliará o acesso das maranhenses à saúde e contribuirá para a diminuição das estatísticas regionais é uma iniciativa do Departamento Nacional. “É preciso destacar a visão do presidente da CNC, Dr. Antonio de Oliveira, que traduz a ação social da classe empresarial do setor do comércio de bens, serviços e turismo em todo país na contribuição com as políticas públicas de saúde por meio do projeto Sesc Saúde Mulher. Esse é uma importante conquista para o nosso estado que nos permitirá salvar a vida de muitas mulheres e famílias”, ressaltou o Presidente da Fecomércio no maranhão, José Arteiro.

  A Unidade Móvel é equipada com mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio, banheiro e uma tenda externa com espaço para as ações educativas. O exame de câncer de mama é gratuito e destinado a mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama, assim como o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, que pode ser realizado por mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual.

Com foco na prevenção, a Raposa é o primeiro município beneficiado no Maranhão. O local escolhido para os atendimentos iniciais do Sesc Saúde Mulher foi mapeado de acordo as estatísticas dos órgãos de saúde locais que apontam uma grande incidência de câncer de colo de útero na região. Permanecendo na comunidade por no mínimo 60 dias úteis e no máximo 90 dias, a Unidade Móvel do Sesc funcionará por meio de cooperação técnica com municípios locais.

Aberta à comunidade, o horário de atendimento do Sesc Saúde Mulher será de segunda a quinta, das 08h às 18h e sexta-feira das 08h às 17h. Para o agendamento dos exames as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas através de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico de acordo com data e horário definido.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos serão encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.