Galeria de Arte do Sesc recebe a exposição “Centenário de Mandela”

04/07/2018 às 12:23 por Samya Ribeiro

Buscando questionar o homem enquanto mercadoria e trazendo um olhar para o Brasil, para a África e para o mundo, o Sesc apresenta a exposição “Centenário de Mandela”, da artista Rosana Ribeiro Fernandes, com iconografias baseadas na vida de Nelson Rolihlahla Mandela. A abertura acontece nesta sexta-feira, dia 6 de julho, às 9 horas, e contará com a presença da artista e de Domingos Tourinho, que realizará uma performance poética. O trabalho ficará exposto na Galeria de Arte do Sesc Centro até o dia 3 de agosto e pode ser visitado gratuitamente das 9h às 17h, exceto sábados, domingos e feriados.

Representando cenas desde a infância do líder sul-africano a cenas do Apartheid, Rosana Fernandes visa difundir a arte digital com suas ilustrações que misturam texturas e cores vibrantes por meio da manipulação computacional de fotos e imagens de domínio público. As produções tendem a inquietar o olhar do espectador e o anseio por decodificações.

A exposição em homenagem aos cem anos de nascimento de Nelson Mandela é composta por 15 artes que retratam sua trajetória e suscitam temas transversais como escravidão, cultura africana, lutas, desigualdades, territorialidade e paz, além de frases célebres que proporcionam ao público o conhecimento sobre a vida deste ícone na busca pela liberdade o qual se tornou referência para o mundo.

A criadora Rosana Ribeiro Fernandes é designer publicitária, diretora e produtora artístico/cultural, professora de língua portuguesa e possui raízes em diversos campos da arte, como na música e teatro. Desde 2011 essa paixão é traduzida em diversos meios e vem ganhando espaço no cenário cultural ludovicense.

PROGRAMAÇÃO

Abertura: 06 de julho/2018, às 9h30
Roda de Conversa com Rosana Fernandes e Performance Poética com Domingos Tourinho
Local: Galeria de Arte do Sesc (Av. Gomes de Castro, 132, Centro, São Luís/MA)
Período: 06 de julho a 03 de agosto/2018, das 9h às 17h
(exceto sábados, domingos e feriados)
Plano de Visitas Mediadas – (98) 3216 3830
Email: galeriadeartesescma@gmail.com