Boi Brilho do Sesc recebe as bênçãos para o São João de 2018

12/06/2018 às 18:22 por Samya Ribeiro

Fotos: Joaquim Neto

Foi dada a largada para um dos períodos de maior popularidade do Nordeste: o São João. E nesta quarta-feira, 13 de junho, o Boi Brilho do Sesc recebe as bênçãos de Santo Antônio, marcando a abertura da agenda de suas apresentações. O tradicional batizado acontecerá a partir das 17h, no Sesc Turismo.

O ritual será celebrado pelo Padre César Sousa, da Igreja da Sé, Catedral Metropolitana de São Luís, que concederá bênçãos e proteção aos brincantes de diferentes gerações, entre integrantes do Trabalho Social com Grupos (TSG), suas netas e simpatizantes desse bumba meu boi que inspira e contagia o público, conhecido por levar seus encantos a hospitais, casas de repouso e instituições sociais, tornando acessível a todos o legado dessa manifestação folclórica.

A programação inclui a apresentação do lendário Tambor de Crioula do TSG do Sesc Deodoro, com dança, canto e percussão de tambores, materializando-se como uma expressão de resistência cultural africana no nosso estado.  E conta também com os ritmos e encantos da orquestra do Boi de Sonhos, que há mais de duas décadas leva alegria aos arraiais da cidade.

O Boi Brilho do Sesc foi criado há 25 anos pela assistente social Edilde Ana, em parceria com a professora Clarice Barros, e visa contribuir para o envelhecimento ativo e saudável dos integrantes. Coordenado por Adalgisa Drumond com apoio de Érika Maluf, o boi tem direção musical de Francisco Newman Felix, coreografia e voz de Luís Carlos Pinheiro.