Muitas brincadeiras, tradição e alegria na programação junina do Sesc

05/06/2018 às 17:33 por Amanda Machado

O Maranhão apresenta um rico legado cultural que inclui em seu repertório manifestações folclóricas derivadas das tradições africanas, indígenas e portuguesas. E no São João essa pluralidade se apresenta com mais força e se traduz em uma grande festança repleta de cores, ritmos e sotaques. Fortalecendo e propagando essa diversidade cultural, o Sesc realiza em junho o projeto Balaio de Sotaques, uma mostra artística aberta ao público com batalhões de bumba meu boi, tambores de crioulas, danças portuguesas, dança do lelê, dança do pela porco, cacuriá, quadrilhas estilizadas, danças do coco e shows com artistas e grupos locais.

Por mais um ano, a variada agenda junina do Balaio de Sotaques acontece em São Luís, na Unidade Sesc Turismo, de 22 a 24 de junho e de 26 a 27 de junho; na Raposa, no Sesc Comunidade, no dia 24 de junho, e no interior, na Unidade Sesc Itapecuru, nos dias 20 e 21 de junho, e em Caxias, em diferentes espaços da cidade, no dia 08 de junho e de 10 a 16 de junho. Reafirmando seu papel de agente difusor da cultura maranhense, o Sesc também participa e apoia arraiais de 14 bairros na capital, oportunizando às comunidades mais distantes e da zona rural vivenciarem toda a riqueza da cultura popular maranhense.

A novidade desta edição é o resgate histórico e a vivência de danças populares maranhenses tombadas como patrimônio imaterial a partir da realização de duas oficinas de cultura popular na Unidade Sesc Deodoro: Oficina Na Punga de Sotaques e Oficina Dançando com Caboclo de Pena, que acontecem entre os dias 14 e 16 de junho.

Convide toda a família e os amigos e venha aproveitar o período mais animado do ano no Sesc. Além das atrações artísticas, no Balaio de Sotaques você encontra segurança, comidas típicas a preços acessíveis, lazer e orientações preventivas na Barraca da Educação em Saúde.

Toda a programação do Sesc é gratuita, mas especificamente na Unidade Turismo, localizada no Olho D’Água, este ano os visitantes vão se unir ao Sesc na nobre causa de combater a fome e desnutrição, importante missão social desempenhada há mais de dez anos pelo Programa Mesa Brasil no Maranhão. Para participar da nossa festança cada um deve contribuir com 1 quilo de alimento não perecível na entrada do evento.