Itapecuruenses se mobilizam em mais um Dia do Desafio

01/06/2018 às 20:52 por Lideney Ferreira

Foto: Sheila Agapito

A 24ª edição Dia do Desafio mobilizou a população de Itapecuru em uma competição saudável contra a cidade venezuelana de Porlamar. Escolas de todo o município, academias, projetos da Prefeitura participaram do projeto e registraram a participação junto ao Sesc Itapecuru.

A programação iniciou logo cedo com um alongamento e uma caminhada intergeracional reunindo estudantes e grupos de idosos na Praça Gomes de Sousa.

Os participantes percorreram as principais ruas de Itapecuru e retornaram para o ponto de largada onde foi realizado um aulão de Zumba. Durante todo o dia as atividades ocorreram em diversos pontos da cidade com realização de rodas de capoeira e aulões de zumba nas escolas.

As quadras esportivas também passaram o dia lotadas de atividades com torneios esportivos. Durante todo o dia profissionais de saúde estiveram a disposição dos participantes, orientando sobre cuidados com o bem-estar e realizando testes de glicemia, aferição da pressão e distribuição de protetor solar.

No final da tarde um passeio ciclístico movimentos um grande público e pintou de lilás as ruas de Itapecuru até a Praça Gomes de Sousa, onde brinquedos infláveis faziam a alegria da criançada.

Mais uma vez o aulão de Zumba e de fitdance fez jovens, adultos e idosos mexerem o corpo e mostrarem muita disposição. A programação encerrou a noite com um show de Tatal Matos.

LEI

O projeto coordenado pelo Sesc desde 1995 agora é lei! Sancionada e publicada no dia 5 de abril, no Diário Oficial da União, a Lei 13.645/2018 estabelece que na última quarta-feira do mês de maio de cada ano será celebrada como o Dia Nacional do Desafio, para que empresas, órgãos públicos, escolas e outros estabelecimentos proponham atividades físicas e esportivas à população, por no mínimo 15 minutos.

A lei teve origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 73/2008, aprovado no Senado em agosto de 2010 e novamente na Câmara dos Deputados em dezembro de 2017.

Segundo o autor do projeto, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), a ideia é que todos devem praticar pelo menos 15 minutos diários de quaisquer atividades físicas ou esportivas, por meio de competições simbólicas entre várias cidades do mundo.

Ainda de acordo com Lobbe Neto, a comemoração será composta de atividades físicas e esportivas orientadas, a serem realizadas por, no mínimo, 15 minutos, em empresas privadas, em órgãos da administração pública, direta e indireta, em estabelecimentos escolares, nos lares, nos espaços públicos e em quaisquer outros lugares que permitam o convívio saudável entre as pessoas.

De acordo com o senador, as ações terão em vista: a acessibilidade irrestrita de todos, sem restrição de idade, condição social ou habilidade pessoal; o envolvimento comunitário e a criatividade; a diversão por meio da atividade física não-competitiva; a diversidade de opções de práticas esportivas ou de exercícios físicos; a segurança; os benefícios para a comunidade e os benefícios para a saúde dos participantes.