Sesc realiza inscrições gratuitas para palestra de fomento e profissionalização da produção artesanal

26/03/2018 às 20:30 por Amanda Machado

Ao talento e à capacidade criativa dos artesãos aliam-se procedimentos técnicos, gerenciais, comerciais e financeiros. Com o objetivo de tornar a produção artesanal mais ágil e competitiva, respeitando as características e os valores tradicionais, o Sesc, em parceria com o Sebrae, realiza a palestra “Inovação, mercado e tendências no artesanato”. Voltada para os artesãos e comunidade em geral, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente na Sala de Técnicos do Sesc Deodoro em horário comercial ou pelo email valorizacaosocialsescma@gmail.com. A palestra acontecerá no dia 05 de abril, das 14h30 às 15h30, no Auditório do Sesc Deodoro. As vagas são limitadas.

A inovação no artesanato é criar novas técnicas e modelos ou uso de novos materiais a partir do conhecimento do processo de produção, de forma que o produto mantenha sua identidade e possa evoluir nos setores econômico, cultural e ambiental. E os processos de inovação de um produto já existente, em decorrência das expectativas do mercado, constituem-se em uma atividade complexa.

Trabalhando a partir dessa perspectiva, o Professor Doutor Paulo Keller explanará na palestra sobre um conjunto de ações interdisciplinares integradas que incidem na qualidade da produção e na rentabilidade do negócio como o acesso às novas tecnologias para o aperfeiçoamento da maneira de fazer.

Paulo Keller  é Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e Doutor em Ciências Humanas (Sociologia da Indústria e do Trabalho) pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dentre suas área de interesse estão sociologia do trabalho artístico e indústrias culturais e criativas.