A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco na prevenção do suicídio com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e suas formas de prevenção. Promovido pelo Departamento Nacional do Sesc para os públicos interno e externo, na última sexta-feira os funcionários do Departamento no Maranhão participaram de capacitação técnica sobre a temática por meio de videoconferência.
Como forma de ampliar a divulgação da temática, o Sesc Nacional realizou no dia 15 de setembro, por meio de videoconferência, a capacitação técnica para funcionários do Sesc e convidados da APAE, Hospital Aldenora Belo e Fiema. A ação visa contribuir para a transformação de crenças e valores a respeito do tema suicídio, apresentando dados epidemiológicos e o panorama mundial, sinais e sintomas, fatores de risco, fatores protetores, mitos e verdades e promoção da saúde emocional das crianças e adolescentes.
No Brasil a campanha é articulada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.