Instalação com três mil peixes de crochês encantam o público na Galeria de Arte do Sesc

14/09/2017 às 15:05 por Amanda Machado

Tecendo uma rede de encontros, formatos e ideias, do crochê nasceu o Coletivo Linhas e a proposta de retratar o fluxo de pessoas e a dinâmica dos meios, uma relação constante em nossas vidas. Nesta quarta, dia 13 de setembro, um mar de peixes em crochê nas calçadas e Avenida Gomes de Castro convidou os ludovicenses a um mergulho na arte contemporânea da instalação “Cardume de peixe, cardume de gente” aberta ao público até o dia 11 de outubro na Galeria de Arte do Sesc.

Resgatando tradições e costurando meios, fluxos e narrativas, o trabalho nasceu da imagem de um homem pescando no bueiro da Rua Trapiche, uma inversão geográfica que instigou os participantes do Coletivo Linhas a reproduzirem essa relação por meio da arte do crochê. O texto poético e descritivo do jornalista cultural Alberto Junior explica que “somos peixes quando mergulhamos na cidade à procura do que nos é próprio e particular e somos gente quando reconhecemos que a mesma cidade, comum a todos, é que nos modifica na rotina dos dias. O mar é a cidade e todo peixe é nômade no lugar onde habita”.

Ocupando o espaço urbano por doze vezes desde 2016 em intervenções, o grupo decidiu ampliar a proposta e para a instalação montada na Galeria de Arte produziu três mil peixes em crochê e tons de azul e branco. A partir das experiências e visões compartilhadas da jornalista Juliana Mendes, educadora Luciana Santos, estudante de arquitetura Jessica Góis, bailarina Márcia de Aquino, guia de turismo Ana Regina Arcanjo, diretora cultural Camila Grimaldi e as arte-educadoras Danielle Fonsêca e Leury Monteiro, a instalação também apresenta belas máscaras, também em crochê, produzidas sob a luz da projeção individual, da identificação do ser de cada integrante.

Para a estudante Darielly Andrade, o trabalho é pura beleza e encantamento. “Quando vim mais cedo à Biblioteca do Sesc devolver um livro dei uma espiada na instalação e tava tudo tão lindo que não poderia deixar de contemplar a abertura do trabalho. Se perder nesse mar de peixes e mergulhar na textura dessa onda com a utilização da máscara foi uma experiência incrível”, revelou.

 A exposição fica aberta ao público de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, no Sesc Centro, localizado na Av. Gomes de Castro, ao lado da Praça Deodoro. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (98) 3216-3830 ou pelo email galeriadeartesescma@gmail.com