Ciclistas de todas as idades mudaram o cenário das ruas de São Luís e Rosário nos dias 8 e 14 de novembro, respectivamente. O Projeto Clico Sesc – Viver Mais a Cidade promovido pela primeira vez em ambas as cidades reuniu saúde, combate ao sedentarismo, melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento do espírito solidário e participação da família em um evento recreativo e cultural.
Na capital maranhense, a concentração ocorreu em frente à Biblioteca Benedito Leite, em uma tenda montada para distribuição dos kits contendo sacola, camiseta, boné e para atendimento do Sesc Saúde para aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de próstata foi montada para reforçar os cuidados com a saúde que atletas profissionais e adeptos do ciclismo devem ter.

CicloSesc
Após um animado alongamento, o grupo saiu guiado pelo trio elétrico pelos pontos turísticos de São Luís. A ação contou com apoio do departamento de trânsito da Prefeitura. O roteiro começou pela Rua do Sol onde encontram-se parte do patrimônio arquitetônico de São Luís, com seus azulejos de origem portuguesa, espanhola e ferragens vindas da Inglaterra, com destaque para o prédio do Sesc Saúde que data de 1888 com azulejos coloniais verdes e a casa dos irmãos Azevedo, onde Aluízio escreveu “O Mulato”, inaugurando o Naturalismo.
No final da rua os ciclistas fizeram uma parada em frente ao Teatro Arthur Azevedo para receberem água e ouvirem um pouco mais das curiosas histórias de São Luís. A casa de espetáculo, segunda mais antigo Brasil, inaugurada em 1817, é a única com frente voltada para uma rua e não uma praça, pois devido a existência da Igreja do Carmo mais a frente, os padres da época protestaram que não poderia existir uma casa considerada profana voltada para o mesmo lado de uma igreja.
Retomadas as energias, os ciclistas seguiram pela João Lisboa onde estão os prédios da Caixa, de 1866; a Igreja do Carmo, de 1627 e uma edificação de 1756 que é considerada a primeira azulejada externamente.
Descendo pela Magalhães de Almeida, os ciclistas conheceram o Mercado Central seguiram pela Praia Grande onde se encontra o primeiro bairro com um grande conjunto arquitetônico. Subindo pela Avenida Maranhense os ciclistas contemplaram a beleza das construções na Praça Dom Pedro II, como a Igreja Nossa Senhora da Vitória, mais conhecida como Igreja da Sé, em estilo neoclássico.
O cortejo seguiu pela Rua de Santana acompanhado pelas belas históricas até o retorno para o Sesc Deodoro. O percurso de 5,7 quilômetros encerrou com distribuição de kits energéticos e sorteio de acessórios de bicicleta.