Em sua 8ª edição, o Sesc Amazônia das Artes constitui-se como espaço de excelência para a interação entre os artistas e o público dos estados que compõe a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Piauí como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e da identificação com o cenário social e cultural da região. O projeto alinha-se com o terceiro objetivo geral do Sesc destacado em suas diretrizes: “contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão da produção cultural” e configura-se como uma ação de estímulo e difusão a partir da promoção de circulação e intercâmbio de produtos culturais entre estes estados, favorecendo a transformação e o desenvolvimento cultural do seu público, ou seja, sua clientela preferencial e usuário.
O Sesc Amazônia das Artes é uma resposta para o desafio principal de fazer arte fora dos grandes eixos de produção. Pensando não apenas como uma grande mostra de trabalhos, mas como um programa do Sesc para o fomento da arte nesta região, o Sesc Amazônia das Artes busca desde a sua concepção, incentivar a produção de arte local e pensar em conjunto soluções para os desafios encontrados no cenário cultural.
Ao longo de 8 edições, circularam pelo projeto, 26 trabalhos em artes visuais, 22 espetáculos de dança, 39 espetáculos de teatro, 37 apresentações musicais e desde a edição de 2014, com a linguagem de cinema, circularam 08 obras cinematográficas. Foram mais de 850 apresentações artísticas, mais de 500 artistas tiveram a oportunidade de compartilhar sua arte, ampliando sua abrangência e interagindo com novos públicos.
Nesta 8ª edição, 26 produções artísticas entre espetáculos de dança, teatro e música, exposições literárias e de artes visuais e exibição de curtas metragens apresentam toda a riqueza e beleza cultural da região da Amazônia Legal pela capital maranhense, para todas as idades e gostos. A entrada é gratuita durante toda a programação.
Em 2015 o Sesc Amazônia das Artes se fortalece ao incluir na programação a linguagem Literatura. A Literatura será experimentada em diversos formatos, cada regional com sua individualidade – sessões de contação de história, lançamento de livros, saraus, debates e oficinas.
Com uma agenda diversificada com o melhor da cultura maranhense e brasileira distribuída pelos principais pontos de São Luís, o cinema é a linguagem com mais atrações do projeto, com um total de 10 curtas metragens.
Ressalta-se ainda a representação do Maranhão com a circulação de 02 atrações artísticas da cidade de São Luís, são elas o Grupo Xama Teatro, da modalidade teatro com o espetáculo “A carroça é nossa” e a artista Suzana Melo, com a exposição “Meninice”, produções que estarão representando o nosso estado com a originalidade e representatividade do produto cultural maranhense.