Sesc promove vacinação contra Hepatite

28/07/2014 às 00:00 por Viviane Franco

Com o objetivo de diminuir a incidência da Hepatite B, o Sesc promove uma campanha de vacinação contra a doença, entre os dias 29 e 31 de julho, no Terminal de Integração da Praia Grande e no Sesc Deodoro. Este ano a faixa etária foi ampliada e será vacinada a população abaixo de 49 anos.

Nesta terça-feira (29), a equipe de Educação em Saúde do Sesc e parceiros estarão no Terminado de Integração da Praia Grande, das 9 às 16 horas. Na quarta e quinta-feira, 30 e 31, a vacinação acontece no Sesc Deodoro, das 10 às 14 horas. Devem ser imunizadas as pessoas que ainda não tomaram esta vacina.

A campanha da vacinação contra Hepatite B foi iniciada em 1994, contudo, a faixa etária era até 20 anos, no ano passado que foi alterada para menores de 49 anos. Como a vacina é de rotina, somente as pessoas que ainda não tomaram que devem ser vacinadas durante esta campanha.

 Hepatite

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contato com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos. São doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado.

As hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.

Já as hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual. Dessa forma a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados.

A maioria das hepatites não apresenta sintomas. Em alguns casos, as pessoas contaminadas podem ter febre; mal estar; desânimo; dores musculares; icterícia (conhecida popularmente como amarelão); urina avermelhada e fezes claras, podendo evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.

A prevenção é feita utilizando preservativos nas relações sexuais e não utilizando materiais cortantes ou agulhas que não estejam devidamente esterilizados.