Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho, quando se trata de Brasil, segundo a Previdência Social, há uma morte a cada três horas de jornada diária. O próximo dia 27 de julho é o Dia Nacional de Combate aos Acidentes de Trabalho e para marcar a data, o Sesc reuniu parceiros e no dia 25 de julho promovem no Terminal de Integração da Praia Grande uma ação educativa das 9 às 16 horas.
A atividade consiste em exposição de Equipamentos de Proteção Individual, ou EPI e de Proteção Coletiva, ou EPC; orientação sobre Segurança do Trabalho, jogo lúdico e enquete para testar conhecimentos do público sobre o assunto.
De acordo com o gerente do Sesc Saúde, Lauro Evangelista, o objetivo da ação é conscientizar os trabalhadores que um trabalho saudável deve integrar a segurança e a saúde dos colaboradores. “Não somente nesta data, mas em todos os dias, devemos lembrar que, à medida que a economia progride, é fundamental que a segurança e saúde no trabalho se integrem às políticas de emprego e geração de renda. Isto implica na avaliação dos riscos e das medidas de gestão dos empregos”, disse.
Acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
O Brasil foi o primeiro país a ter serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Com o objetivo de diminuir cada vez mais os acidentes de trabalho, desde 1972, o dia 27 de julho passou a ser o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes no Trabalho.
Na segunda-feira (28), o Sesc realiza outra atividade no Terminal de Integração da Praia Grande, dessa vez em referência ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, junto a parceiros. A ação acontece no mesmo horário, das 9 às 16 horas.