Sesc ministra técnicas de customização de sandálias em minicurso

16/07/2014 às 00:00 por Viviane Franco

O Sesc oportuniza atividades educativas que sejam ao mesmo tempo prazerosas e possibilitem a geração de renda por meio do setor Valorização Social. Oferecendo dois cursos por mês, Customização de Sandálias, o primeiro de julho, iniciou nesta segunda-feira (14) e prossegue até sexta, dia 18, reunindo na Unidade Deodoro uma habilidosa turma de 33 mulheres, com idades entre 18 e 60 anos.

 

O minicurso, ministrado pela professora Graça Parga, artesã há 24 anos, ensina os participantes a transformarem chinelos simples em peças exclusivas, incentivando a criatividade e a capacitação de cada um, além da convivência em grupo. A dirigente ressaltou que é preciso prática para aperfeiçoar a técnica. “Algumas estão fazendo o curso pela primeira vez, mas é satisfatório e notável o comprometimento delas para aprender. Aos poucos irão aperfeiçoando o que estão descobrindo aqui” – disse.

 

O curso e todo o material utilizado é disponibilizado gratuitamente pelo Sesc. Chinelos, miçangas, agulhas, nilon e botões aliados à imaginação das alunas dão vida a acessórios únicos, que encantam várias pessoas e são uma excelente opção para renda extra, como destacou Deusanir Andrade, de 52 anos, que faz o curso pela segunda vez. “Aprendi muito, por isso resolvi aproveitar a oportunidade para aperfeiçoar minha técnica e me atualizar sobre as tendências, principalmente porque essa foi a melhor forma de obter um rendimento, já que no momento não estou em um emprego fixo. Além do objetivo de vender, a confecção funciona como terapia, é algo agradável de fazer” – comentou.

 

Mara Núbia, de 44 anos, já participou de vários cursos que o Sesc oferece e sempre traz a filha Rafaella, 9 anos, para lhe acompanhar. “Gosto do ambiente agradável e familiar da instituição e procuro estar inserida nessas atividades. A minha filha também adora e aprendemos juntas” – frisou.

 

No encerramento, que acontece nesta sexta, dia 18 de julho, no Auditório do Sesc Deodoro, as alunas completam o curso e comemoram os resultados obtidos com o recebimento dos chinelos confeccionados, levando na bagagem conhecimento e incentivo para a produção de novos exemplares.