Meninices é sucesso de público e crítica

10/07/2014 às 00:00 por Viviane Franco

A Galeria de Artes do Sesc ficou pequena para o público que prestigiou a noite de abertura da exposição “Meninices”, da fotógrafa Suzana Melo, na noite da última quarta-feira, dia 9.

 

Com fotos que mostram o cotidiano de brincadeiras e a inocência do universo infantil de crianças de comunidades do entorno do município de Alcântara, assistidas pelo projeto social “Nova Alcântara” em que a artista atua como voluntária, a exposição encantou aos visitantes pela forma como as crianças são retratadas: se mostram absolutamente felizes e indiferentes à sua condição social, dádiva que só a infância pode proporcionar.

 

Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão, Suzana conta que ainda na graduação teve sua primeira experiência com a fotografia e desde então não parou mais.

 

Meninices é sua primeira exposição, fruto de um trabalho de dois anos (2011 e 2012), que começou de forma despretensiosa, como explica a artista: “Como voluntária, tinha contato constante com as crianças e fotografava, sempre procurando alcançar um trabalho artístico, porém sem saber no que realmente esse trabalho resultaria”.

 

A atriz Geane Viana foi uma das visitantes da exposição e se mostrou bastante impressionada: “A temática chama a atenção até por percebermos que se trata não só de fotos com caráter artístico, mas também um trabalho antropológico, com crianças em um ambiente que a gente não costuma ver”.

É importante lembrar, que a escolha do mês de julho para divulgação dessa exposição visa comemorar os 24 anos do Estatuto da Criança do e Adolescente (ECA) que trouxe uma nova perspectiva, de prioridade absoluta às crianças e aos adolescentes e como sujeitos de direitos.

 

Quanto a trabalhos futuros, apesar da emoção que as crianças de Suzana estão despertando, essa exposição é uma fase, que como ela explica está aproveitando ao máximo, mas que não pretende repetir: “A verdade é que esse trabalho é especial pra mim e vai ser pra sempre, mas ainda quero fazer muitas outras coisas. Só o que sei é que gosto de fotografar gente, não só crianças, gente de todos os tipos, o cotidiano! E é isso que penso para o futuro”, explica.

 

A exposição composta por 14 fotografias ficará disponível ao público até 25 de julho das 8h30 às 17h30, exceto sábado, domingo e feriados. As visitas são agendadas pelo telefone (98) 3216-3830.