Muita alegria em mais uma noite da mais popular das festas maranhense: o Arraial Balaio de Sotaques Sesc. Nesta quinta-feira, 26, o público conferiu um grande espetáculo que contou com apresentação de oito atrações juninas, que se proporcionaram um belo espetáculo nas Unidades Deodoro e Turismo.
No Olho D’Água, com animação e muito colorido, os integrantes da Dança Sertaneja Encanto das Estrelas recontaram estórias do interior de uma forma irreverente, com roupas coloridas e muita música que arrancaram aplausos do público.
A segunda atração da noite é considerada uma dança típica do estado do Maranhão, embora já seja parte constituidora do folclore brasileiro: o Cacuriá de D. Teté. À frente da manifestação, a cantora Rosa Reis, encantou e aqueceu o público.
Fechando a noite, os bois Encanto da Ilha e Novilho Branco comprovaram porque o bumba-meu-boi é uma das mais ricas representações do folclore brasileiro com traços culturais marcantes e beleza que é sinônimo de criatividade e diversidade.
Visitante assídua, Maria José de Deus, 55 anos, comerciante, aprovou tudo. “Gosto de tudo, da comida, das brincadeiras e da segurança. Todo ano venho!”, afirmou.
Já a estudante Jéssica Maia, 27 anos, está retornando pela segunda vez e garante que sempre vai vir. “Ano passado eu vim pela primeira vez e gostei muito por isso retornei. Gostei do local para brincadeiras, da organização, tudo tranquilo, principalmente para trazer crianças”, elogiou.
A programação do Balaio de Sotaques encerra neste sábado, 28, no Sesc Turismo, com as atrações: Tambor de Crioula da Fé em Deus, Dança Portuguesa Acadêmicos de Morros, Boi Unidos de Santa Fé, Boi de Morros, no Ginásio e show musical Forró pé-de-serra Chiquinho do Acordeon e Grupo Xote e Baião, na Praça do Sol, das 20 às 23 horas.
Sesc Deodoro
A programação do Sesc Deodoro desta quinta (26) dedicou boa parte da sua agenda para o público infantil. Os alunos da Educação Infantil do Sesc, do turno matutino, acompanhados dos pais, divertiram-se com a barraca de pescaria e tiro ao alvo do Balaio de Brincadeiras, realizado das 16 às 17 horas. Em seguida, os estudantes apreciaram o Boizinho Encanto da Madre Deus e dançaram ao ritmo do Cacuriá Mirim Rabo de Saia.
A partir das 19 horas, o Sesc abriu o leque da programação noturna com o Boi Mirantes da Ilha. Em seguida, às 20 horas, o Boi de Pindaré levou para o palco do Sesc Deodoro toda a tradicionalidade dos cazumbás e o ritmo suave das matracas pequenas, pandeirões, tambor onça e chocalhos, característicos do sotaque da baixada. O bumba-meu-boi Unidos de Santa Fé, brincadeira que nasceu no bairro de Fátima e tem o mesmo sotaque da anterior, encantou o público com suas indumentárias reluzentes.
Nadylla Sophia, de 4 anos, aluna da Educação Infantil do Sesc, produziu-se “dos pés a cabeça” para comemorar o período junino no Sesc. A sua mãe, a dona de casa Lenicê (33), afirmou que a iniciativa partiu da filha. “É o segundo ano que participamos e mais uma vez ela fez questão de caprichar no visual. Gosto muito do Arraial do Sesc Deodoro, porque aqui as brincadeiras encerram um pouco mais cedo e tenho a oportunidade de olhar todas na companhia dela”, explicou.
A festa no Sesc Deodoro encerra nesta sexta, dia 27 de junho. No último dia de arraial é a vez das turmas do turno vespertino da Educação Infantil do Sesc comemorarem o São João. Na agenda de atrações estão: Cia Barriquinha, às 17h30; Baião de Seis, às 18h; Boi Brilho da Ilha , às 19h; Quadrilha Sai de Baixo, às 20h e Boi Encanto do Olho D’Água, às 21h. A entrada é gratuita!