Alunos do Projeto Dramaturgia encenam três textos teatrais

04/06/2014 às 00:00 por Viviane Franco

A arte permeia múltiplos campos, permitindo a sua apreciação a partir de todos os sentidos humanos. Perpassando a literatura, o teatro, uma das mais conhecidas modalidades artísticas, ganha vida e contorno ao chegar aos palcos. A partir dessa perspectiva, o Projeto Dramaturgia: Leituras em Cena possibilita uma vivência diferenciada da montagem teatral, explorando novos ângulos de obras consagradas e interpretação de textos inéditos. Desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, em São Luís o projeto chega a 8ª edição. Na primeira etapa de 2014, três leituras encenadas foram apresentadas nos dias 20 e 21 de maio, no Teatro Alcione Nazareth, contando com a participação e orientação de quatro diretores.


Para a construção das encenações, o grupo composto por artistas, diretores, professores, arte educadores e interessados em geral pela área inscritos no Projeto Dramaturgia participou da oficina com leitura de textos, discussão teórica e realização de atividades práticas no período de 29 a 31 de março, no Sesc Deodoro.


A oficineira convidada foi a atriz, dramaturga, dançarina, professora, mestre em Teatro no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Júlia Fernandes Lacerda, ministrou o estudo de três peças teatrais: Eles não usam Black-Tie (1958), de Gianfrancesco Guarnieri – SP; Roda Viva (1967), de Chico Buarque – RJ; O rato no Muro (1967), de Hilda Hilst – SP, que apresentam grande valor político, pois foram escritas no período ditatorial militar no Brasil, apresentando especificidades ao tratar no teatro de temas como: clausura, da opressão, da luta pelos direitos de classe e do desejo de buscar a liberdade de expressão.


Grupos e diretores consagrados na dramaturgia também foram convidados pelo Sesc para auxiliar nas atividades. Foram eles: Grupo Petit Mort Teatro, com o diretor Nuno Lisboa; Núcleo Artístico Feminista com Dayana Roberta; o Núcleo Panapanã de Teatro com Walquiria Almeida e a Cia de Arte Alcunha, com Thiago Cordeiro.


A escolha dos textos reflete um compromisso do projeto em aliar-se com as diretrizes institucionais, buscando discutir temáticas que ampliem o olhar da clientela para assuntos de interesse social, ampliando a promoção de ações de fomento a leitura de textos teatrais nacionais, reflexão e debate sobre a importância e o papel da dramaturgia para o registro e disseminação de informações sobre momentos históricos de extrema complexidade.


As apresentações aconteceram no Teatro Alcione Nazareth e após os espetáculos o processo de composição das cenas, adaptação dos textos, períodos de ensaio e resultado no palco foram debatidos entre os artistas, professora e público, espaço destinado para comentários e esclarecimento de dúvidas.


A oficineira Júlia Fernandes avaliou positivamente os resultados alcançados. A maioria dos grupos fez uso de canções em cena, demonstrando o domínio do aparelho vocal e preocupação com a proposta dos textos que trouxeram em seu conteúdo músicas. Para os grupos a participação no Projeto Dramaturgia possibilitou uma vivência diferenciada de montagem teatral e a possibilidade de diálogo entre os participantes, compartilhando experiências e contribuindo para o crescimento profissional de cada um.


A próxima edição está prevista para os dias 30 de setembro e 1º de outubro, com oficinas com diretores e atores de 26 a 28 de agosto e leituras encenadas dias 30 de setembro e 01 de outubro. Mais informações pelos números 3216-3860 e 3216-3853.


Dramaturgia: Leituras em Cena


O projeto visa estimular e divulgar a prática de leitura de textos teatrais inéditos ou consagrados da dramaturgia nacional e internacional, proporcionando a instrumentalização de artistas, diretores, professores, arte educadores e demais interessados por meio do estudo detalhado sobre a importância de um dramaturgo e as potencialidades cênicas ou novos ângulos que sua obra dispõe, utilizando nas apresentações o seu suporte primário: o papel.