Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7), o Sesc realizou uma série de ações de promoção e prevenção para a Praça do Pantheon. A iniciativa é uma parceria entre a com Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura Municipal de São Luís. As atividades na praça ocorreram das 9 às 17h.
Segundo o gerente do Sesc Saúde, Lauro Moreno Evangelista, o objetivo da ação é conscientizar sobre a importância da prevenção da saúde. “O Sesc disponibilizou uma equipe de promoção da saúde é composta por educadores físicos, enfermeiros, dentistas que deram suporte a esse projeto que visa estimular o lazer ativo e reforçar a ideia da atividade física como forma de promover uma vida saudável”, afirma.
Foram disponibilizados serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e orientação sobre doenças transmissíveis e não transmissíveis com a distribuição de preservativos femininos e masculinos.
Aproveitando a oportunidade, a dona de casa, Marlene Carvalho, 46 anos, conta que essas ações possibilitam o acesso a serviços básicos que não são acessíveis no serviço público. “Facilita muito porque para conseguir uma consulta é muito difícil e aqui a gente faz rapidinho”, disse.
O mecânico Edson Barbosa, 72 anos, também comentou a mesma dificuldade. “As vezes enfrentamos filas demoradas para ‘medir’ pressão ou saber a taxa de açúcar. Se for consulta, perde o dia inteiro, então quando acontecem essas ações a gente tem que aproveitar”, conta.
No evento foram realizadas ainda orientações sobre Saúde Bucal, com escovação e distribuição de kits para os participantes. Foram distribuídos ainda, panfletos sobre exercícios físicos que podem ser realizados em casa e sugestão de objetos de ginástica localizada feitos com materiais recicláveis. Ainda pela manhã, os professores de Taekwondo e de Capoeira realizaram aulas demonstrativas com alunos de suas áreas. À tarde, educadores físicos realizaram atividades recreativas antes da caminhada que encerrou o evento.
Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS.