Sesc comemora 11 anos promovendo a educação de jovens, adultos e crianças em Itapecuru

24/03/2014 às 00:00 por Viviane Franco

 Há 11 anos em Itapecuru, o Sesc celebra uma história imensa de fatos e ações que projetaram as bases de um futuro seguro para crianças, jovens e adultos. Com implantação datada de 20 de março de 2003, a unidade surgiu com o objetivo de melhorar os índices de alfabetização da população deste município.

 

Devido aos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, o Sesc optou por implantar o projeto Sesc Ler que oferece educação integrada para jovens e adultos não escolarizados, de acordo com a diversidade cultural, pois o método vai além de ensinar a ler, mas mostra a importância da leitura e a escrita no cotidiano de cada um e integra o ensino formal com cultura, lazer e saúde.

 

Hoje, o Sesc Ler já tem sua marca registrada frente à comunidade itapecuruenses, pois durante esses 11 anos de existência tem possibilitado uma educação de qualidade, voltada para despertar no aluno a criticidade, a cidadania e a busca por uma melhor qualidade de vida por meio, não tão somente do ler e do escrever, mas de proporcionar ao alunado o contato com o teatro, museus, exposições, cinema, coral, oficinas de pintura, ou seja, uma gama de conhecimentos que agrega valor ao seu saber.

 

As atividades se dividem em duas áreas de atuação: Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projeto Habilidades de Estudo (PHE). O EJA atualmente possui cinco salas: duas na unidade Sesc Ler e três em polos no Bairro Trizidela, Povoado Brasilinha e Povoado Monge Belo I. No total atendemos 105 alunos, sendo 49 na sede; 17, na Trizidela; 25, na Brasilinha e 14, no Monge Belo I.

 

O PHE, referência de atendimento educacional à crianças de 1º ao 5º ano no munícipio, com uma metodologia diferenciada da escola regular, atende 150 alunos, distribuídos em três salas na sede do Sesc Ler, sendo 66 no turno matutino e 84, no turno vespertino.

 

O projeto tem um diferencial, pois faz com que as crianças aprendam por meio de atividades voltadas para a leitura, preservação ambiental e cidadania. Também têm contato com peças teatrais, museus, exposições, viajam a capital para vivenciar, conhecer os locais descritos nos livros de História do Maranhão.

 

“Enfim, nos propomos a trabalhar a educação de forma prazerosa, em que os educandos sintam prazer em aprender e aprendam brincando. Assim, a base educacional de ensino proporcionada pelo Sesc nesses anos aos seus alunos possibilita que eles alcem voos sem limites, contribuindo na construção de um grande país”, resume a gerente do Sesc Itapecuru, Cristiane Rosa.

 

Em comemoração ao 11º aniversário, o Sesc preparou uma extensa programação de 14 a 28 de março, na unidade e em outros locais da cidade. Confira a programação:

 

Data: 24/03 (segunda-feira)
7h – Alongamento e aulão de ginástica com os alunos da EJA e grupo da 3ª idade do CRAS;
19h – abertura da exposição fotógráfica "Sesc 11 anos: Educação por inteiro"

 

Data: 25/03 (terça-feira)
Sessão Cinema: Manhã, tarde e noite;

 

Data: 26/03 (quarta-feira)
19h30 – Música instrumental "Clarins do Vento", de São Luís

 

Data: 27/03 (quinta-feira)
19h – Café Literário "Boca da Noite" – Membros da AICLA (Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes);

 

Data: 28/03 (sexta-feira)
18h30 – Celebração Ecumênica, corte e canto dos parabéns em comemoração aos 11 anos do Sesc Ler.