Definida programação da 2ª Mostra Sesc de Teatro

14/03/2014 às 00:00 por Viviane Franco

Espetáculos adultos e infantis, teatro de rua, palhaços, musical circense e comédia integram a programação da 2ª Mostra Sesc de Teatro de Caxias, que acontece entre os dias 24 e 29 de março no auditório do Sesc e Praça da Matriz. Além dos espetáculos nacionais e regionais, o evento conta com atividades formativas como oficinas, entre os dias 28 e 29.

 

Prezando a diversidade cultural, o evento pretende explorar as vertentes do teatro, abrindo espaço às intervenções urbanas, oficinas e ao teatro de rua, além de espetáculos de palco nos gêneros comédia, drama e infantil.

 

Um cortejo artístico pelas ruas de Caxias convoca a população para a grande programação que acontece até o dia 29. A concentração tem início às 17 horas, no Sesc e segue pela Praça da Matriz, em seguida pelo Calçadão Afonso Cunha e retorna para o Sesc, onde a partir das 18h30, Dellison Lymma apresenta a Cena Curta “Sem Mais Lágrimas”. O primeiro dia da Mostra encerra com o espetáculo “Pipino on-line”, com o Grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos e Atores, de Brasília, a partir das 19 horas.

 

Na terça-feira, 25, a programação começa às 8 horas com a Oficina de Palhaço com o Grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos e Atores pela manhã e a tarde no Sesc Caxias. A noite, duas apresentações encerram o segundo dia de Mostra: Cena Curta “O Pássaro”, com o maranhense Jean Pessoa e depois Boa Noite Cinderela, com o grupo All Street Songs, do Piauí.

 

No dia 26, a Mostra vai a Praça da Matriz, com o grupo Pirilampo de Teatro de Bonecos e Atores apresentando, a partir das 17 horas, “Pra subir na vida”. Na unidade do Sesc, a partir das 18h30, o Theatro Careta apresenta a Cena Curta “A Filha do Patrão” e a Companhia Fama de Teatro encena “Minha Fulô de Mandacaru”.

 

Quinta-feira, 27, às 18h30, o público caxiense será presenteado com a Cena Curta “Totó”, com a maranhense Kerollainy Morais e na sala de Cultura Martinha Cruz, o grupo Theatro Careta apresenta “Pau Arara”.

 

Penúltimo dia uma intensa programação promete atrair os olhares para o Sesc. Logo cedo, o público poderá conversar com os artistas que integraram a Mostra, num bate-papo que acontece às 7h30, no Restaurante do Sesc. Das 8 ao meio dia, o Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho promove um debate com o tema “Dramaturgia a partir da memória pessoal”, na Sala de Cursos do Sesc.

 

A tarde será realizada a oficina “Jogo Teatral: corpo e espaço”, com o grupo cearense Pacto Coletivo de Teatro. Às 17 horas, na Praça da Matriz acontece a apresentação de “A Pequena Vendedora de Fósforos” pelos artistas da Associação Cultural UNIARTES, do Piauí. No hall do Sesc, o destaque é a Cena Curta “Frei Mulambo”, com o grupo Vivar’t.

 

A partir das 19 horas, a Sala de Cultura Martinha Cruz será palco do espetáculo “Elefantes”, com o Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho (MA). No ensejo, o autor Abimaelson Santos lança do livro “Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro”, às 20h30, na sala de Cultura Martinha Cruz.

 

Já deixando saudades, no sábado, 29, acontece a oficina Corpo e Ação Física, das 8 ao meio-dia, com o grupo Pacto Coletivo de Teatro (CE), na Sala de Ginástica do Sesc. A noite, o grupo retorna com a apresentação “A mais forte”, às 19 horas, na sala de Cultura Martinha Cruz. Fechando em grande estilo, a Banda Garagem Nacional realiza show musical na Diretoria Pub, a partir das 22 horas. Vale lembrar que toda a programação é gratuita e aberta ao público.