O domingo de Carnaval começou cedo para os foliões de São Luís. Mal o sol nasceu e já tinha gente para curtir a programação que o Sesc preparou para o domingo (2), no Turismo. O clima era muito familiar, crianças com seus pais, grupos de amigos, todos para brincar o verdadeiro Carnaval ao som de muito batuque e marchinhas clássicas.
Para deixar os foliões no clima carnavalesco, o setor de lazer distribuiu serpentinas, colares havaianos e confetes. Aos pequeninos, a diversão virou momento de aprendizado com a oficina de máscaras carnavalescas com a educadora física e especialista em Recreação Infantil, Máxima Castro.
“As crianças aprendem como é construído um dos adereços mais tradicionais do Carnaval, além de trabalhar a habilidade de combinar, construir e isso faz parte da criatividade de cada uma”, explica.

Tão animadas quantos os criativos foliões, as mães eram as maiores incentivadoras. “É uma atividade bem interessante porque estimula a parte criativa das crianças. Adorei!”, elogia Selma de Oliveira, dependente de comerciário.
“É bom que elas entendem o sentido do carnaval antigo que era brincando nos bailes e as pessoas iam com máscaras. Muito criativo!”, comentou Marilene Abreu, comerciária.
Após aprimorar as habilidades chega a hora de cair na folia com as atrações musicais. Quem primeiro subiu ao palco da Praça do Sol foi o Bloco Akomambu, com seu conhecido batuque comemorando 30 anos de existência de um ritmo único, da herança cultural do povo africano que o grupo luta para preservar.
Em seguida, para fechar a festa, a Banda Mix In Brasil retorna ao Sesc Turismo com sua proposta que se encaixa aos bailes carnavalescos, com um repertório marcado por canções que lembram a época e que fazem também homenagens aos compositores maranhenses.

“Venho quase todos os domingo para o Sesc e como a programação de carnaval está muito boa, aproveitei para vir com meus dois filhos porque considero um ambiente adequado para se divertir com tranquilidade”, conta Alda Maria Pereira, comerciária.
A unidade funciona normalmente na segunda e na terça-feira, das 9 às 15 horas, com exceção da quarta-feira de Cinzas.