Ô abre alas que Sua Majestade, o Carnaval chegou no Sesc! A noite da última quinta, dia 20, foi só alegria com a 3ª edição do Festival de Marchinhas que abriu oficialmente a programação do projeto Sesc Folia 2014. Realizado na Área de Vivência do Sesc Deodoro, o concurso apresentou sete composições inéditas que animaram o público que foi prestigiar o evento.
Com o objetivo de promover o lazer e a valorização dos artistas do cenário maranhense, o Festival de Marchinhas reuniu grandes talentos da música defendendo as 7 composições selecionadas entre as inscritas, que conforme o regulamento, deveriam fazer menção ao Sesc, ao Carnaval e ao Bloco Vai Quem Quer, que percorre o circuito oficial do Centro no próximo sábado, dia 1ª de março.
A alegria, elemento principal da festa de Momo, se fez presente durante todo o evento que contou com o público super animado ao som do ritmo das marchinhas, como o comerciário José Ribamar Martins, de 67 anos, que diz ter visto a programação de carnaval ao vir ao Sesc Deodoro no horário do almoço: “Quando vi a programação, fiquei animado para vir. O carnaval de rua hoje já não tem aquele brilho de antigamente. O Sesc traz isso de volta com festas como essa!”.
Marco Duailibe, artista conhecido em meio ao cenário cultural maranhense e vencedor da edição do ano passado e na categoria melhor intérprete, concorreu com a marchinha “Vai Quem Quer nessa Folia, campeão de alegria”. Ele explica que sua maior motivação em participar do Festival é que todos os anos esse projeto propicia ao público não só um resgate, mas também a conservação do Carnaval tradicional popular. “Sou um apaixonado pela Cultura Maranhense e o Sesc nos permite vivenciar essa cultura. É um ambiente leve em que nos sentimos em família. Para mim, o Sesc é um dos maiores incentivadores da cultura maranhense.”
.jpg)
O resgate do ritmo de Marchinhas e a preservação da cultura popular foi o grande destaque do evento. Para comerciários, participantes e púb
lico em geral, essa é a maior contribuição que o Festival proporciona, além de um ambiente familiar, o que permite à comunidade brincar de forma despreocupada. O participante José Antônio Rock que defendeu a marchinha “Doido pra fazer Teré Teté”, contava com uma torcida muito especial, que reuniu até a nova geração da família, como suas netas Lara e Lia de 4 e 2 anos respectivamente.
Enquanto os votos eram contabilizados, a Bateria da Escola de Samba Império Serrano não deixou o público desanimar. E após uma disputa acirrada, os vencedores foram anunciados: Os prêmios de melhor intérprete da noite e segunda melhor marchinha foi para o casal Márcio Guimarães e Thaty Estrela com “Vem pro Carnaval”. Já o primeiro lugar ficou com “Eu vou na frente” de autoria de Selma Delago e interpretada por Fernanda Garcia.
Para Márcio Guimarães e Tathy Estrela, o prêmio teve um valor especial: “Estamos muito emocionados porque estávamos concorrendo com grandes artistas e que apresentaram composições de qualidade. Isso faz com que a satisfação em receber o prêmio seja maior!”
Já a autora da Marchinha vencedora, Selma Delago diz que apesar de confiante, o prêmio foi uma surpresa: “Quando fiz a marchinha estava confiante, achei muito boa! Mas ao chegar aqui e ver a qualidade do trabalho dos meus concorrentes, confesso que achei que seria difícil ganhar. Foi realmente uma surpresa!”
(1).jpg)
Fernanda Garcia, que interpretou “Eu vou na frente” diz que o resultado lhe deu a sensação dever cumprido: “ Senti que cumpri meu papel. Consegui passar a energia da marchinha que a Selma escreveu!”
Para Júnior Marks, coordenador do Sesc Folia, o evento foi extremamente satisfatório e que a cada ano, o Festival tem crescido, recebendo grandes cantores e composições. “Nossa maior motivação é promover a cultura e incentivar os nossos artistas. É gratificante ver tantos talentos da nossa música nos proporcionando esse espetáculo! O Sesc, como instituição promotora e incentivadora da cultura busca sempre estimular esse tipo de evento.”