Sesc realiza cerimônia de encerramento da edição 2013 dos projetos Musicar e Sesc Orquestrando

14/12/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Sorrisos, homenagens, certificados e muita música marcaram o encerramento dos projetos Musicar e Sesc Orquestrando, realizada no último sábado, 7, no Sesc Turismo. A cerimônia reuniu pais, alunos e instrutores para apresentações dos resultados dos trabalhos realizados ao longo de 2013. Um momento de muita emoção para todos os presentes, inclusive para a Diretora Remédios Pereira, que foi homenageada pela passagem do seu aniversário.

 

Depois de oito intensos meses, de aulas, muita alegria e muita mais muitamúsica é chegado o momento de se despedir de 2013 com grandes resultados. Além das aulas de música e dastécnicas de relaxamento corporal e dos exercícios lúdicos, os jovens músicos vivenciaram o significado de união.


Abrindo a programação de encerramento, a coordenadora de Cultura do Sesc, Isoneth Almeida resumiu todo o processo de implementação e objetivos do Sesc com a realização desses projetos e avaliou positivamente os resultados, principalmente no que se refere a mudança na postura dos alunos que agora possuem um apurado gosto musical, além de novas motivações nos estudos e na vida.


Complementando as palavras da coordenadora, a Diretora Regional do Sesc, Remédios Pereira, parabenizou cada jovem pelo desempenho e a persistência em aprender e elogiou os pais que são parceiros do Sesc nesse projeto.


Ressaltando o papel de “servir” do Sesc, o Presidente do Conselho Regional do Sesc, Marcelino Ramos, também demonstrou satisfação com os resultados. “É nosso papel promover o bem-estar da população, principalmente da nossa clientela”, destacou.

 

A Diretora, que aniversariou nesse dia, foi homenageada durante a apresentação dos grupos musicais.Entre as músicas dedicadas a ela, os alunos da Divinéia cantaram“Maria, Maria”, após a apresentação instrumental de Asa Branca.

 

A Orquestra Tocando o Choro cantou “Terra de Noel” e a tradicional música natalina “Eu pensei que todo mundo fosse filho de papai Noel”. Fechando as apresentações, os alunos do Orquestrando a Vida exibiram todo talento em um repertório variado.

 

Iriane Ferreira, da Divinéia, se refere ao projeto como um marco em sua vida. Na autoavaliação, ela garante que existem muitas mudanças depois do contato com a música. “Até meu relacionamento com minha família mudou”, revelou.

 

O mesmo aconteceu com o jovem Lucas André que há 2 anos participa do projeto. Sua tia, Rosilene Frazão, a música transforma vidas. No caso do seu sobrinho, ele está mais calmo, aprendeu a se concentrar e as notas na escola melhoraram. “Parabéns ao Sesc que está investindo no amanhã desses jovens”, elogiou.

 

O Projeto Musicar é uma iniciativa do Sesc no Maranhão, em parceria com o Departamento Nacional.O Projeto teve início no dia 25 de novembro de 2006, no bairro Maiobão. Nessa época, crianças e jovens participaram de cursos de flauta doce, violão, percussão e canto coral. O trabalho fez tanto sucesso na comunidade que o Sescestimulou a formação de uma orquestra de choro, com a inclusão de mais cursos de instrumentos musicais, como cavaquinho e bandolim. Esse grupo do Maiobão foi batizado de “Tocando Choro”.

 

Devido os resultados positivos, em 2010, o Sescampliou o projeto para o bairro da Divinéia com aulas de flauta doce, percussão, canto coral, violão e prática de conjunto na Escola Comunitária “Orlando Araújo.

 

Todo o trabalho desenvolvido pela equipe de profissionais do Sescfoi acompanhado pelos pais que bimestralmente participaram de reuniões com a coordenação do projeto para repasse de informações e avaliação das ações desenvolvidas.



ORQUESTRANDO A VIDA

 

OSesc em parceria com a Federação Maranhense de Bandas e Fanfarras desenvolve um projeto que visa ao aperfeiçoamento técnico em instrumentos musicais que têm como objetivo resgatar, incentivar e fomentar o desenvolvimento artístico e cultural das bandas de música (fanfarra) do Maranhão.

 

O Projeto Orquestrando a Vida disponibiliza sete cursos: trompete, trombone, trompa, tuba, clarinete e percussão, voltados para jovens entre 12 e 18 anos, músicos de bandas filarmônicas localizadas em São Luís, que posteriormente serão multiplicadores junto aos demais integrantes e em possivelmente em outros municípios. As aulas acontecem na Escola Municipal Luiz Viana, no bairro da Alemanha.

 

As aulas em 2014 estão previstas para os dois primeiros sábados do mês de março, idas 8 e 15, nas escolas onde os cursos acontecem.