Livro Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro será lançado nesta quarta-feira

11/12/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Por volta dos anos 90, o cenário artístico brasileiro, sobretudo no eixo sul e sudeste, assim como na América Latina, passou por fortes transformações. Nos últimos 10 anos, o Maranhão adere a esse fenômeno da contemporaneidade adotando o teatro de grupo e entre outras marcas dessa virada cultural e estética. Resultado da pesquisa de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA, nesta quarta-feira, 11, acontece o lançamento do livro Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro, de Abimaelson Santos.


O livro é uma análise dos procedimentos, as concepções e os espaços em que o Teatro, em particular, se instaura em relações de ensino-aprendizagem em seus vários níveis de formação. “Não queria que fosse apenas uma narrativa do fenômeno no estado, mas que fosse mais analítico sobre o processual e a história no estado”, explicou.


No recorte da sua pesquisa, o autor analisou três grupos: Cena Aberta, Pequena Companhia de Teatro e Tapete Criações Cênicas, com suas produções e seu desenvolvimento na cena estadual.


Na pesquisa, Abimaelson destacou três pontos, a formação interna dos grupos, a formação de plateia, por meio de inúmeros espetáculos e intercâmbios, e o aspecto pedagógico, que é o incentivo da Arte na escola, destacando a experiência do grupo Meireles Grupo Estudantil de Teatro, que existe desde 2002, na zona rural de São Luís.


O livro é dividido em teoria, um capítulo sobre os três grupos pesquisados, outro sobre os novos coletivos, fechando com uma galeria de fotos de processos que não estão na pesquisa.


O Sesc é citado no livro como um dos principais incentivadores das artes cênicas no Estado, por meio da realização de projetos como a Mostra Guajajara de Arte, que se reformulou ao longo dos anos, e que promove o intercâmbio e a circulação das produções locais e nacionais.


O lançamento do livro acontece nesta quarta-feira, 11, a partir das 18h30, no Casarão Angelus Novus, localizado no Beco Catarina Mina. Pela manhã, o autor participa de uma mesa redonda a partir das 9 horas, no auditório “A” no Centro de Ciências Humanas, na UFMA, com a participação de um representante do Sesc, do Departamento de Artes e do Mestrado Cultura e Sociedade.


Sobre o autor


Artista, docente e pesquisador, Abimael Santos Pereira é mestre em Cultura e Sociedade e Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão. Diretor teatral, iluminador e ator. Professor da Universidade Federal do Ceará. Possui ainda pesquisa em Teatro Contemporâneo e Pedagogia do Teatro, com ênfase em Teatro de Grupo e Formação de Plateia na Escola. Integrante do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho.


O livro Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro recebeu apoio da Fapema, com o auxílio publicação, do Sesc e do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho.