A curadoria do 7º Encontro Nacional de Programação do Projeto Amazônia das Artes encerrou seus trabalhos nesta quinta-feira, 14, no Sesc Turismo. Após três dias de intensa discussão sobre as propostas de cada Regional, o grupo concluiu a escolha das apresentações que vão circular no Projeto em 2014. Entre os selecionados, o Grupo Afrôs e o artista Dinho Araújo terão a responsabilidade de representar o Maranhão na próxima edição.
Ao todo foram escolhidos 22 trabalhos nas linguagens Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Cinema, concretizando o objetivo do Encontro que foi de discutir a execução dos espetáculos apresentados nos 10 estados participantes da Mostra Sesc Amazônia das Artes em 2014, cuja coordenação o Regional Piauí repassa ao Maranhão.
Na avaliação unânime dos participantes, o Encontro foi excelente. Do acolhimento à distribuição da programação ao longo dos dias de evento. Conforme destacou o coordenador de Cultura do Piauí, Giordano Bruno, em suas considerações, a programação possibilitou tanto conhecer alguns trabalhos in loco como alguns locais de São Luís. “Importante para cada encontro o grupo se mostra mais amadurecido a cada ano”, frisou Giordano Bruno Meireles, Coordenador de Cultura do Sesc no Piauí.
Segundo Genário Dunas, técnico em Artes Cênicas do Sesc no Amapá, o encontro possibilita duas coisas, uma é a confraternização entre os técnicos de cultura dos regionais, além de promover o aprendizado. “Saímos do virtual para aprendermos juntos”, disse.
Pela primeira vez como encontrista, o técnico em Artes Cênicas do Sesc no Acre, Marques Alves, agradeceu a paciência dos colegas e elogiou toda logística do evento. “Há um ano os conheço apenas por contatos e hoje tive o privilégio de poder conhece-los pessoalmente e ainda aprender muito durante todos esses dias”, reconheceu.
Destacando o papel institucional do Sesc, o Diretor Regional do Sesc em Rondônia, Waldyr Fernando Bastos Ferreira, desafiou cada técnico a buscar se superar a cada dia para ser sempre um servidor melhor. “O Sesc é uma instituição que nos desafia a cada dia a se perguntar onde devemos melhorar para sermos melhores. Quando esse sentimento acabar, não há mais porque continuarmos. Por isso não podemos deixar esse sentimento acabar.”, incentivou.
Fechando a avaliação, a Diretora Regional do Sesc no Maranhão, Remédios Pereira, frisou o aprendizado que todos mencionaram em suas falas, pois considera que este foi de fato marcante para todos, principalmente para os diretores, que todos os dias aceitam o desafio como representantes da instituição em seus estados.
A Diretora aproveitou ainda para elogiar o desempenho do Sesc no Piauí que coordenou o Projeto em 2013 e convidou o Sesc em Roraima para participar junto ao Sesc no Maranhão na coordenação em 2014, visto que 2015, eles serão responsáveis pelos trabalhos.
Essa integração que, segundo Remédios, é importante para o sucesso do Projeto. “Crescimento só tente a gerar crescimento e complexidade no desenvolvimento, por isso é importante a união de todos nesse processo para alcançarmos êxito”, finalizou.
Encerradas as falas, diretores e técnicos assistiram a um Sarau e depois participaram de um jantar na Área de Vivência do Sesc Turismo animado com apresentação do Bumba-meu-Boi de Axixá.