Uma noite dedicada à música e talento maranhense no Teatro Arthur Azevedo. O encerramento da 3º Mostra Onde Canta o Sabiá, realizada nesta segunda (28), abriu espaço para o trabalho de compositores e intérpretes locais, que entre homenagens à terra e sons peculiares ao panorama regional, mostraram que essa iniciativa do Sesc tem contribuído e fortalecido a produção maranhense. Os jovens músicos do projeto Sesc Orquestrando a Vida abrilhantaram o evento com a música instrumental, logo no início da Mostra, enquanto a dupla Criolina, consagrada no cenário artístico brasileiro, levantou o público com muito ritmo e estilo ao final das apresentações.
Dez composições, músicas que farão parte do 3º CD da Mostra Onde Canta o Sabiá, envolveram o público com sua melodia, letra e criatividade. Com vinte anos de carreira, o experiente Chico Nô foi o primeiro a subir o palco. Em homenagem aos filhos, o cantor e compositor elegeu em seu repertório a música “A cor da pele” para participar da seleção.
Homenageando a beleza natural de São Luís e suas velas, que iluminam ainda mais a costa marítima, o músico, compositor e pesquisador popular Well Matos compôs e cantou “Aquarela do Mar”.
Os ritmos e levadas típicas da cultura maranhense estiverem presentes nas apresentações, mas com mais ênfase nas músicas “Trincheiras”, de Inaldo Bartolomeu, e “Do asfalto pru arame”, de Vovô. Os dois compositores e intérpretes têm suas raízes fincadas no bumba-meu-boi. Unindo a batida ritmada do forró e os ritmos de São João, Inaldo reverencia os sotaques do Maranhão. Já Vovô contou com a participação de um ator para retratar o sertanejo que se vê encurralado entre a urbanização e a luta pela sobrevivência no campo.
A servidora pública Ana Maria Lima finalizou o feriado em homenagem à sua classe trabalhista na Mostra Onde Canta o Sabiá, ao lado dos amigos. “Esse é um importante apoio para a elevação da produção artística maranhense. O Sesc está de parabéns por mais um significativo projeto”, ressaltou.
A Mostra, que integra a Rede Sesc de Música, não tem caráter competitivo, sendo destinada à qualificação musical, descobertas de talentos e formação de plateia. Na edição 2013, cinquenta composições participaram do processo de seleção.