Contemplando a diversidade musical maranhense e seus diferentes gêneros, tem início nesta terça-feira, 8, a 3ª edição da Mostra Sesc de Música “Onde Canta o Sabiá”. Com oficinas e concertos em escolas, a programação conta também com apresentações musicais de grupos pertencentes ao Sesc como o Coral Vozes da Sabedoria e do Projeto Percussividade, da Terceira Idade, ocorrida no intervalo do almoço, no Sesc Deodoro.
O carisma e a disposição das integrantes de ambos os grupos contagiou o público que cantou e dançou junto composições como “Tem Quem Queira”, de Antônio Vieira; “Maracangalha”, de Dorival Caymmi; “Estrela Miúda”, de João do Vale; “Engenho de Flores”, de Josias Sobrinho e “Shimbalaiê”, Maria Gadú.
A apresentação teve a participação especial da aposentada Severina de Melo, conhecida como “Nina”, de 90 anos, que recitou uma paródia da música “Carinhoso”, ressaltando a importância de valorizar a pessoa idosa, pois todos passaremos por essa fase da vida.
Por meio dessa oportunidade, o Sesc contribui com o processo de formação e desenvolvimento de novos talentos, inclusive na terceira idade que cantam, tocam e dançam e assim trabalham a psicomotricidade e a memória.
“A música acompanha o ser humano desde a gestação e na terceira idade ela possibilita a descoberta de novos valores. Essa é a oportunidade que o Sesc tem garantido aos idosos que integram o Trabalho Social”, conta.
Professor e regente dos dois grupos, Chico Newman, coleciona elogios para as integrantes. Segundo conta, elas são responsáveis, dedicadas e muito criativas, características importantes para quem está sempre disposto a adquirir novos conhecimentos e a música é um instrumento nessa conquista.
As integrantes do Percussividade, por exemplo, aprendem a tocar todos os instrumentos: ganzá, caxixi, triângulo, pandeiro, atabaque, conga, afoxé e surdo. “Além de ampliarem as habilidades, evitamos problemas como ‘Esse não é meu instrumento’”, explica Newman.
“É uma oportunidade maravilhosa participar das atividades do Sesc. Aqui eu renovo minha energias e aprendo coisas novas”, destacou Hildenê Verde Mendes, 77 anos, integrante do TSI e do grupo Percussividade.
Como musicistas, as idosas de ambos os grupos participam ativamente da Mostra. “Elas não só ensaiam para apresentar, o trabalho com música que o Sesc oferece engloba também a parte teórica e durante a Mostra elas são incentivadas a participar de workshop para adquirir novos conhecimentos”, informa Newman.
A 3ª Mostra Sesc de Música “Onde Canta o Sabiá” integra a Rede Sesc de Música, existente em vários estados brasileiros. A programação conta com shows abertos ao público, concertos musicais e workshops de dança e diferentes estilos musicais ministrados por profissionais da área.
Os concertos e oficinas acontecem na Unidade Sesc Deodoro e nas escolas, apresentações musicais ficam por conta do Coral Vozes da Sabedoria, Projeto Percussividade, Projeto Musicar- Grupo Divinéia e Grupo Maiobão, Projeto Sesc Orquestando a Vida, shows de Guilherme Guimas, Carol Cunha, César Nascimento, Criolina e Morada com Daffé.
No encerramento, que acontece sexta-feira (11), no Ceprama, a partir das 19 horas, o público conhecerá as 10 músicas inéditas selecionadas para compor o CD da Mostra 2013.