O Departamento Regional do Sesc no Maranhão, recebeu no mês de setembro, o Técnico de Turismo Social do Departamento Nacional, Carlos Henrique Falcão, que ao lado da Gerente de Turismo e Hotelaria do Sesc no Rio Grande do Sul, Giana Borges, realizaram de 2 a 5 de setembro, uma série de ações com vistas à implantação daRede Estadual de Turismo Social no regional maranhense. As ações tiveram início com um dia inteiro de reuniões no Sesc Administração para apresentação do projeto à Direção Regional.
Na manhã do dia 3, no Sesc Turismo, técnicos, gerente e profissionais de diversas áreas do Sesc, puderam conhecerem mais sobre o atual panorama doTurismo no Maranhão, com a palestra da representante da Secretaria Estadual do Maranhão, Gracielle Lima, que falou das potencialidades turísticas do nosso estado e explanou sobre o Plano Maior 2020, que prevê diversas ações com vistas ao desenvolvimento integral do turismo no Maranhão. “O Plano 2020 é um plano diretor para consolidar o Maranhão no mercado nacional e internacional” – enfatizou Gracielle.
No turno da tarde, Carlos Falcão apresentou, de maneira resumida, a proposta de implantação das Redes Estaduais de Turismo Social, fazendo inicialmente, um resgaste conceitual e histórico, entendendo que para que fossem compreendidos os caminhos traçados seria necessário conhecer o caminho já percorrido. O objetivo da Rede deTurismo Social, explicou, "é estabelecer um fluxo livre de informações integradas, por meio de um trabalho realizado em conjunto, comunicando e divulgando ações e projetos da área, em cada regional".
Em seguida, Falcão apresentou dados estatísticos do Turismo Social no Departamento Maranhão, nos anos de 2008 a 2012, mostrando a necessidade e o desafio de promover o crescimento do turismo emissivo para os resultados alcançado pela instituição possam ir muito além de suas metas. Esse objetivo pode ser alcançado, inicialmente, com a implantação do Setor de Turismo Social nas demais unidades operacionais do regional, ampliando o alcance do projeto, para a concretização de umarede estadual operacional.
No terceiro dia de atividades a manhã foi dedicada à realização de um workshop onde os participantes puderam apontar as potencialidades do turismo no Maranhão, além de fazer um mapeamento e avaliação da estrutura operacional do Sesc no Maranhão. Na oportunidade a Gerente de Turismo e Hotelaria Giana Borges apresentou algumas ações de sucesso na área de Turismo desenvolvidas no Departamento Regional do Rio Grande do Sul.
As atividades encerraram na sexta-feira, dia 05 com uma reunião técnica com a coordenação do Turismo Social onde foi finalizada uma proposta para o estabelecimento darede local de Turismo Social, e apresentação da proposta à Direção Regional.