Galeria do Sesc apresenta Exposição Coletiva Iconografia Urbana de São Luís IV: o silogismo na cidade refletida

04/09/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Durante o mês de setembro, o Grupo ICNOS comemora 10 anos de existência do grupo trazendo para a Galeria de Arte do Sesc a Exposição Coletiva “Iconografia Urbana de São Luís IV: o silogismo na cidade refletida”. O lançamento acontece nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 19 horas. O período de visitação é de 5 a 27, exceto sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas.

 

Esta é a quarta exposição do ICNOS, grupo criado em 2003 por Adrianna Karlem, Heleno Fournier, João Carlos Pimentel, Maciel Pinheiro, Raimunda Fortes e Regis Costa Oliveira com o intuído de representar, por meio da arte contemporânea, outros olhares sobre a cidade de São Luís e os seus ícones caracterizadores.

 

A proposta é provocar uma discussão crítica, evidenciando as denúncias e os protestos contra o descaso para com a cidade, bem como o questionamento sobre a cristalização de certas imagens e elementos como símbolos urbanos perenes de São Luís.

 

Entre os elementos abordados, o grupo destacou os sobrados, edificações comerciais e residenciais em ruas íngremes do Centro Antigo, que se multiplicaram por toda a ilha em ruas também íngremes dos bairros/invasões e que igualmente servem como estabelecimentos comerciais e residenciais, porém em contextos totalmente distintos do casario antigo. Tais elementos evidenciaram a matéria-prima que mobilizou o grupo a pesquisar diferentes abordagens de enquadramento da memória sobre a historicidade da cidade, bem como distintas representações acerca da recente exaltação ao quarto centenário de São Luís.

 

Além da crítica irônica, as imagens idealizadas da cidade de São Luís, utilizando-se como base conceptiva a lógica do silogismo, a Exposição reúne novos olhares sobre o espaço urbano e presta homenagens póstumas ao seu membro fundador, Maciel Pinheiro, um dos integrantes fundadores do ICNOS.

 

Aproveite as festividades do mês de setembro para refletir sobre as possibilidades criadas pelos discursos oficiais, manifestações artísticas e sentimentos de afirmação identitária associados ao pertencimento cultural a essa cidade, produzidos e reproduzidos no contexto dessas comemorações, apresentados nesta exposição aberta ao público até o dia 27 de setembro. Agendamento prévio e gratuito para visitas mediadas pelo telefone (98) 3216 3830.